terça-feira, 18 de agosto de 2015

Dispersões coloidais

Bolsista: Loys Laynne Rodrigues Sousa

Olá galerinha, hoje vamos falar de um conteúdo que causa bastante confusão para os alunos do Ensino Médio, as dispersões coloidais. Mas o que é dispersões coloidais?
Os coloides ou sistemas coloidais estão presentes no nosso dia a dia, e muitas vezes não os percebemos, por falta de informação ou até mesmo por falta de atenção. Os coloides são misturas em que as partículas dispersas têm um diâmetro de aproximadamente um nanômetro, partículas estas que podem ser átomos, íons ou moléculas. O nome coloide vem do grego “kolas”, que significa “que cola” e foi criado pelo químico escocês Thomas Graham. [1]
Nesse sistema, as partículas dispersas são significativamente menores do que aquelas que podem ser percebidas a olho nu, porém, bem maiores do que as moléculas individuais. Elas são grandes o bastante para refletir e dispersar a luz, dispersão esta, conhecida como efeito Tyndall. Esse efeito pode ser observado na Figura 1.


Figura 1: Efeito Tyndall


          No vasilhame em amarelo há uma solução, enquanto o outro contém uma suspensão coloidal. O trajeto da luz através da suspensão coloidal pode ser visto porque a luz é desviada pelas partículas coloidais, como ocorre no vasilhame em vermelho. No outro caso, a luz não pode ser desviada pelas moléculas do soluto na solução.
As soluções coloidais podem ser classificadas de várias maneiras, dependendo do tipo de partícula coloidal e do meio que está dissolvida, também chamado de meio dispergente. [2]
Aerossol: são coloides onde um sólido ou um líquido é disperso em um gás. Exemplo: fumaças e neblinas.
Sol: é um sólido disperso em um líquido. Exemplo: colas, gomas em geral, em medicamentos como o leite de magnésia. Soluções coloidais na forma de sol podem ser vistas até no organismo de seres vivos, na forma de células vegetais e animais, de sangue e muitos outros fluidos biológicos.
Emulsão: consiste na dispersão de um líquido em outro líquido. Exemplo: o leite, a manteiga, maionese, creme chantilly. A maionese é um sistema coloidal porque as gotinhas de óleo se encontram dispersas no vinagre com auxílio da gema de ovo.
Espuma: é formada por um gás disperso em meio sólido ou em meio líquido Exemplo: espuma de barbear.
Gel: formado por um líquido disperso em um sólido. Exemplo: geleias.
A partir dessas informações resolvam os seguintes exercícios:

Exercícios

1. Azeite e vinagre, quando misturados, separam-se logo em duas camadas, porém, adicionando-se gema de ovo e agitando-se a mistura, obtém-se a maionese, que é uma dispersão coloidal. Nesse caso, a gema de ovo atua como um agente:
  a) emulsificador
  b) hidrolisante
  c) oxidante
  d) redutor

2. A fumaça é constituída por um conjunto de substâncias emitidas no processo de queima da madeira, ela se classifica como uma dispersão coloidal. Quantos estados físicos da matéria estão presentes na fumaça?
  a) um
  b) dois
  c) três
  d) a fumaça não possui estado físico

3. Considere os sistemas apresentados a seguir:
  I. Creme de leite
  II. Maionese comercial
  III. Óleo de soja
  IV. Gasolina
  V. Poliestireno expandido
Desses, são classificados como sistemas coloidais:
  a) apenas I e II
  b) apenas I, II e III
  c) apenas II e V
  d) apenas I, II e V
  e) apenas III e IV

Respostas:

  1. Alternativa A.
As gotinhas de azeite se encontram dispersas no vinagre com auxílio da gema de ovo, portanto, a gema de ovo atua como um agente emulsificador.

  2. Alternativa B.
Temos dois estados da matéria, pois a fumaça é uma dispersão coloidal de fuligem (carbono sólido) em gases liberados na combustão (CO2, CO, H2O, etc).
A fumaça é visível em razão da dispersão da luz que sobre ela incide, é por isso que as partículas que a constituem são visíveis a olho nu.

  3. Alternativa D
Classificam-se como coloides o creme de leite, a maionese e o poliestireno expandido (mais conhecido como isopor).
O óleo de soja e a gasolina constituem soluções homogêneas por não possuírem partículas em suspensão.

Referências:
[1] FELTRE, Ricardo. Química. 6. ed. – São Paulo: Moderna, 2004
[2] LISBOA, Junior. Química. 1. ed. – São Paulo: Edições SM, 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário