sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Distribuição eletrônica

Bolsista: Loys Laynne Rodrigues Sousa

Olá queridos, hoje vamos aprender a resolver alguns exercícios de distribuição eletrônica usando o diagrama de Linus Pauling Figura 1.
Linus Carl Pauling foi um ilustríssimo químico norte – americano, nasceu em 1901 e faleceu em 1994. Foi um dos mais reconhecidos cientistas do século XX. Pauling dedicou-se mais a química relacionada à mecânica quântica, mas teve suas contribuições na química inorgânica e química orgânica além de outras pesquisas que fez durante sua carreira. Foi o responsável pela criação do diagrama de Linus Pauling que é utilizado para realizar a distribuição dos elétrons pelos subnives da eletrosfera.


Figura 1: Diagrama de Linus Pauling


Vamos começar dando o exemplo de um átomo neutro no qual seu número atômico (Z = 26). Iremos distribuir os 26 elétrons de um átomo de ferro como está mostrando na Figura 2.


Figura 2: Distribuição eletrônica do átomo de Ferro

Analisando a imagem anterior podemos concluir o seguinte: Percorremos as diagonais no sentido indicado, colocando o número máximo de elétrons permitido em cada subnível, até completar os 26 elétrons que o Ferro possui. Podemos observar também que no último orbital atingido (3d), colocamos apenas 6 elétrons, com os quais completamos a soma de 26 elétrons. Você deve está se perguntando o porquê de colocar somente 6 elétrons se o subnível “d” pode comportar no máximo 10 elétrons. Muito simples, o subnível “d” pode comportar de 1 a 10 elétrons e como o átomo de Ferro possui 26 elétrons se colocássemos 10 na última camada passaria da quantidade em que queremos chegar, portanto colocamos somente quanto for necessário para completar os 26 elétrons. Lembrando que só podemos tirar elétrons da última camada que vai ser distribuída.
Agora que todos já sabem como usar o diagrama de Linus Pauling, vamos resolver alguns exercícios, para fixar melhor a idéia.
Exercícios
1.    Um átomo cuja configuração eletrônica é 1s2  2s2  2p6   3s2   3p 4s2  tem como número atômico:
a)    10
b)    18
c)    20
d)    2

2.    Faça a distribuição eletrônica do elemento Argônio “Ar” usando o diagrama de Linus Pauling.

Respostas:
    1.    Para descobrir qual é o número atômico basta somar todos os expoentes que aparecem na distribuição eletrônica:
    2+2+6+2+6+2 = 20
    Portanto a alternativa correta será a letra C

    2.    Como já vimos anteriormente o modo de usar o diagrama fica mais fácil de resolver o exercício, vamos primeiramente descobrir qual é o número atômico do elemento usando a tabela periódica, depois é somente distribuir os elétrons no diagrama de Linus Pauling de acordo com a ordem correta, e chegaríamos à seguinte distribuição:   1s2  2s2  2p6   3s2   3p 

Referências:
FELTRE, Ricardo. Química. 6. ed. – São Paulo: Moderna, 2004


Nenhum comentário:

Postar um comentário