terça-feira, 25 de agosto de 2015

Fumaça Roxa


Bolsista: Marielle Toledo Silva


Olá leitores do blog! Quer saber como fazer uma fumaça colorida como essa da imagem abaixo? Continue lendo...


Figura 1: reação entre os elementos iodo e alumínio

Materiais:

  ·         Uma pequena quantidade de iodo
  ·         Uma pequena quantidade de alumínio
  ·         Um pouco de água
  ·         1 béquer

Procedimento:

Misturar o alumínio e o iodo em um béquer, em seguida adicionar um pouco de água, você vai perceber que a água é o que esquenta a mistura, fazendo com que comece a liberar uma grande quantidade de fumaça roxa.

Explicando o experimento:

Quando se mistura o iodo e o alumínio, se forma o iodeto de alumínio a reação ocorre da seguinte forma: 2 Al(s) + 3 I2(s)                      2 AlI3.
A água nessa mistura funcionou como catalisador, fazendo com que aumente a velocidade e a potencia da reação, a reação existente entre essas substancias podem ser definidas como exotérmica, ou seja, que libera muito calor.
É importante ressaltar que a cor roxa ou violeta, vem do iodo que é um sólido negro e lustroso com leve brilho metálico, é altamente volátil em temperatura ambiente, a partir de certa temperatura, passa do estado solido diretamente para o gasoso, processo esse conhecido como sublimação.
A partir deste experimento podemos reforçar que nem sempre o certo é jogar água em algumas explosões, pois pode alimentar as chamas.

Observação: este experimento libera uma fumaça tóxica.

Referências:

Iberê,Thenorio. Manual do mundo,disponível em: <http://www.manualdomundo.com.br/2014/10/como-fazer-bomba-de-fumaca-roxa/> acessado em 06/01/2015

Infoescola, disponível em: <http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/iodo/ > acessado em 06/01/2015


2 comentários: