sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Jogo: Química Ambiental- Efeito Estufa

Bolsista: Paula Xavier Vasconcelos

Olá pessoal, a dica desta semana é um jogo muito interessante e que te ajudará em muitas atividades, ou até mesmo no seu dia a dia. E o principal, fará com que você passe a observar mais o Efeito Estufa.  O objetivo do jogo pelo Software Educacional é permitir a leitura e teste de questões relacionadas com o Efeito Estufa e com teorias químicas. O jogo está disponível no site - Objetos Educacionais. Para acessar o site e ao o jogo basta ir em: objetoseducacionais2.mec.gov.br, clicar em ensino médio, depois clicar em Química, ir em Animações/simulações, e logo em seguida clicar na opção e fazer o Download e se divertir. O jogo foi elaborado pelas alunas: Maria Lúcia A. Moura Campos e Daniela G. Abreu; da Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e letras de Ribeirão Preto, publicado no ano de 2006.
Como jogar:
Assim que estiver pronto o download, abrirá uma página, Jogos de Química Ambiental- Efeito Estufa, assim como mostra na figura 01: 
Figura 01: Imagem da simulação Química Ambiental


A simulação é o seguinte, você terá que ir respondendo as perguntas do questionário, você terá quatro tentativas, caso você erre aparecerá uma carinha triste e a cada acerto uma carinha feliz, são ao todo 17 questões, e começará de nível baixo, médio e alto. Durante o jogo entre as perguntas apareçam nomes de conteúdos para você estudar e ir se aprimorando sobre o assunto. O jogo acaba quando você acerta as 17 questões do jogo. Assim como mostra na figura 02.

 Figura 02: Imagem do final do jogo.

Teoria que envolve o jogo:
A Química Ambiental estuda os processos químicos que acontecem na natureza, sejam eles naturais ou causados pelo homem, e que comprometem não só a saúde humana, mas de todo o planeta. É uma ciência interdisciplinar, não envolvendo somente áreas da Química, mas também a Biologia, Geologia, Ecologia e a Engenharia Sanitária.
Existem vários métodos de obter uma determinada Transformação ou substância Química. Devido à necessidade básica de suprir o mercado com produtos essenciais para o progresso social e tecnológico, foram escolhidas algumas formas erradas para que ocorresse o devido progresso. Produtos esses, altamente tóxicos, de alto consumo energético, de pequena durabilidade ou não biodegradáveis após o uso foram e continuam sendo introduzidos e descartados de formas erradas. Há muitos anos desprezou se as questões ambientais. Hoje já existe uma conscientização, porém, poucas soluções. Ou muitas das vezes são desprezadas, pelo seu alto índice financeiro.
A reciclagem já é uma realidade em muitas escolas, residências e estabelecimentos comerciais, além de significar um meio de vida para uma parcela significativa da população. Hoje muitas empresas e lugares já estão implantando o conceito de Química Verde (Processos químicos que eliminam ou minimizam a produção de rejeitos), vários centros de pesquisas estão propondo alternativas viáveis para a substituição de combustíveis fósseis.
Uma das principais fatores para poluição do meio ambiente é o Efeito Estufa que é a presença de alguns gases na atmosfera terrestre (Dióxido de carbono CO2, vapor de água H2O, metano CH4, monóxido de dinitrogênio N2O e cloroflurocarbonos) fazendo com que ela atue, em escala global, como se fosse o telhado de uma estufa. Parte da energia proveniente do sol fica aprisionada na terra, fazendo com que a temperatura do planeta seja superior àquela esperada se tais gases não estivessem presentes na atmosfera, contribuindo assim para o Aquecimento Global, que é denominado como Efeito Estufa.
Existem vários fatores para o aumento do aquecimento global, como por exemplo, a queima de combustíveis fósseis e às queimadas de florestas; contribuindo anualmente cerca de bilhão de Dióxido de carbono CO2 na atmosfera.
Quando animais e vegetais morrem, vão sofrer decomposição. A decomposição desses animais e vegetais em lugares de brejo e lama, são feita por microorganismos nesse ambiente sem oxigênio é chamada de decomposição anaeróbica, que envolve muitas reações químicas nas quais se formam alguns gases: CH4, CO2, H2S etc. Uma dessas reações é a fermentação da celulose, substancia presente em grandes quantidades nos vegetais. Como é um gás ele poderia ser aproveitado como combustíveis de fonte de energia limpa, que pode ser produzido em Biodigestores, dentro dos quais os microorganismos se encarregarão de provocar a decomposição anaeróbica, liberando uma mistura gasosa (CH4, CO2 e H2S) conhecida como Biogás.
Uma forma barata para se livrar do lixo é jogá-lo em um grande terreno, conhecidos como lixões. Sendo que a maioria desses lixos no seu descarte ou decomposição podem ser causadores de doenças. Os restos de comida presentes no lixo sofrem decomposição sob a ação de enzimas liberadas pelos microrganismos. Quando chove, a água se mistura com esses resíduos produzidos pela decomposição desses restos de comidas. O liquido resultante dessa mistura é chamado de Chorume. Esse líquido se infiltra na terra, podendo contaminar os lençóis de água. Para tentar evitar riscos relacionados aos lixões foram criados os Aterros Sanitários, onde o lixo é despejado, compactado e depois coberto com uma camada de terra. Para impedir que o Chorume chegue aos lençóis de água, aparte de baixo dos aterros mais modernos é revestido com plásticos. E hoje em alguns lugares já existem aterros controlados, porém a maioria de cidades, Estados e Países não existem esses aterros, e o lixo é jogado a céu aberto poluindo cada vez mais.
O reaproveitamento do lixo poderia ser feito através da Compostagem ou da Reciclagem. A compostagem é transformação dos restos alimentares em adubos e biogás. A reciclagem é o processo que permite reaproveitar papel, vidros, plásticos e metal que tenham sido descartados como lixos, transformando os em novos objetos. Assim contribuímos e poupamos o Meio Ambiente. Algumas cidades brasileiras já implantaram a Coleta Seletiva do Lixo, que consiste a população a separar os seus lixos em categorias: lixo reciclável e não reciclável. A reciclagem deve ser incentivada, pois é uma importante forma de preservar o ambiente e a qualidade de vida.
Dióxido de carbono também conhecido como gás carbônico, é uma substância química formada por dois átomos de oxigênio e um de carbono. Sua fórmula química é CO2. É um gás importante para o reino vegetal, pois é essencial na realização do processo de fotossíntese das plantas (processo pelo qual as plantas transformam a energia solar em energia química). Este gás é liberado no processo de respiração (na expiração) dos seres humanos e também na queima dos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, carvão mineral e vegetal).
Gás Metano CH4 é um gás que não possui cor (incolor) nem cheiro (inodoro). Considerado um dos mais simples hidrocarbonetos, possui pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar, torna-se altamente explosivo. Encontramos na atmosfera o gás metano na proporção aproximada de 1,7 ppm (partículas por milhão). Como ele pode ser produzido através de matéria orgânica, pode ser chamado de biogás. Desta forma, é utilizado como fonte de energia.

Referências:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br, acessado no dia 29 de abril de 2015 às15 horas.
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/gas_metano.htm, acessado no dia 05 de maio de 2015 às 9 horas.
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/dioxido_de_carbono.htm, acessado no dia 05 de maio de 2015 às 9 horas.
LISBOA, Julio Cezar Foschini, Ser Protagonista- Química 3ª ano: Ensino médio, 1º edição, São Paulo, Edições SM, 2010.
PERUZZO, Francisco Miragaia, Química na abordagem do cotidiano. Volume 3. Química Orgânica, 4º edição, São Paulo, Edições Moderna, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário