quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Nosso Sistema Nervoso

Bolsista: Maísa Abigair Bolentini






Olá pessoal,

Como falei na publicação anterior continuaremos aprofundando o mundo das sensações, agora compreenderemos como o sistema nervoso central reage as nossas percepções. Como será que funciona o cérebro humano? O cérebro de todas as pessoas funciona da mesma maneira? Como captamos as sensações? Na verdade, ‘jamais compreenderemos o que faz cada pessoa ser única ou como a mente funciona’ (RETONDO, FARIA, 2014).
A complexidade do cérebro atiça a curiosidade de diversas áreas, tais como: neurocientistas, psicólogos, filósofos, físicos, químicos, dentre muitos outros. Entre várias pesquisas sobre este assunto, um dos pontos em que os resultados se cruzam afirma que nossa mente se adapta e evolui de acordo com o ambiente.
Segundo Carolina Godinho Retondo, o sistema nervoso central é o responsável por decodificar não só tudo o que sentimos, mas também tudo o que pensamos, bem como tudo o que ocorre no organismo. Todas as atividades relacionadas às funções cerebrais se originam em nossa mente. Essa, por sua vez, é individual e única, por isso somos nós quem decidimos o que é normal ou anormal de acordo com nossos costumes e cultura.
Nos últimos anos a ciência descobriu que o cérebro sofre mudanças positivas no decorrer de nossas vidas, e que uma dessas mudanças é a regeneração de neurônios, algo desacreditado até pouco tempo atrás. Pesquisas sobre esse fato podem ajudar a entender e descobrir a cura de muitas doenças, como: paralisia cerebral, mal de Parkinson e de Alzheimer.
Essas alterações que levam à formação do novos neurônios são chamadas de Plasticidade, e ocorrem em nível químico. Um exemplo é a aprendizagem, que estabelece uma forte conexão entre neurônios aumentando suas capacidades de se comunicar quimicamente, em regiões chamadas sinapses. Então a aprendizagem é uma plasticidade.
O cérebro é responsável por reconhecer todas as sensações e formar percepções. Na verdade, é um sistema bem mais complexo, composto pela medula espinhal, o bulbo, o cerebelo, o tronco encefálico e os nervos cranianos (figura 1).

Figura 1: ilustração do sistema nervoso central.



Fonte: http://apps.einstein.br/alcooledrogas/novosite/atualizacoes/as_113.htm

O sistema nervoso é um esquema onde cada componente tem uma determinada função e todos devem estar funcionando adequadamente, quando isso não ocorre pode levar a loucura, alucinações, epilepsia, entre outros distúrbios mentais. O sistema nervoso vegetativo (nervos) está espalhado por todo o corpo, sendo responsável por controlar as funções que não controlamos, tal como a digestão, os batimentos cardíacos e a respiração. A medula espinhal é responsável pelo movimento. O cerebelo possui extensivas conexões com o cérebro e com a medula espinhal, ele também auxilia na manutenção da postura e coordenação dos movimentos da cabeça e olhos. O bulbo é responsável por várias funções vitais, como por exemplo, a frequência cardíaca. O tronco encéfalo tem sua principal função enviar informações do cérebro para medula espinhal e cerebelo, e vice-versa (RETONDO, FARIA, 2014).


Referência:


RETONDO C. F. e FARIA P. Química das Sensações. Campinas: Editora Átomo, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário