quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Ai que sono, que tal um cafezinho?


Bolsista: Erika Gusmão Rodrigues Batista.

          Olá leitores do Blog Quipibid, tudo bem com vocês? Hoje iremos falar sobre umas das bebidas mais deliciosas da nossa cozinha brasileira, o café. Então ao preparamos o café, podemos observar que acontecem alguns procedimentos químicos. Para a nossa receita, iremos precisar de:
1 Litro de água
5 colheres de açúcar
3 colheres de pó de café
            Para preparamos o nosso café é necessário que a água seja aquecida até o ponto de fervura. Mas para um olhar químico esse momento de fervura acontece quando a água começa evaporar. Então é observado que a água passa do estado líquido para o estado gasoso. Mas cuidado para não deixar a agua secar.
            Logo, após a fervura da água iremos acrescentar o açúcar, para dar mais sabor a nossa bebida. Podemos verificar que quando acrescentamos o açúcar, rapidamente ela se dissolve na água. Por quê? Isso acontece quando as moléculas do açúcar entram em contato com a água, se separam com muita facilidade, principalmente em temperaturas mais elevadas [1].
            Ao observamos que o açúcar se dissolveu totalmente é o momento onde colocamos o pó de café dentro do coador (pode ser de pano ou de papel) para que possamos utilizar como um filtro. Observe na figura, logo abaixo:

Figura 1: Imagens do processo de filtração: com filtro descartável (à esquerda) e com filtro de pano (á direita).




Então logo após ter colocado o pó do café no coador (filtro), despeje a agua fervente no meio do filtro para que todo o líquido possa passar pelo filtro. O filtro de papel é o mais usado, por ser descartável e mais prático. Já o filtro de pano pode ser utilizado várias vezes. Mas para entender melhor, como acontece esse processo de filtração? Podemos verificar na figura 2, logo abaixo:

Figura 2: Processo de filtração da mistura de líquido com um sólido


Fonte:<http://suporte2estudantes.blogspot.com.br/2013/04/metodos-de-separacoes-de-misturas.html>


                A filtração pode ser considerada um processo de separação entre as misturas. Podemos verificar na figura 2 que quando colocamos toda mistura no filtro a mesma entra em contatoe se mistura com o pó de café que está no filtro se separando e tornando uma mistura pura[2].
            Então porque tomamos o café para tirar aquele sono? Muito simples, o café possui uma droga chamada cafeína. A cafeína possui substâncias que são capazes de bloquear toda aquela vontade de dormir, deixando o cérebro mais ativo [3]. O café é uma bebida deliciosa, mas deve ser consumida com moderação.

Então queridos leitores até a próxima.


Bibliografia

[2]http://www.bolsademulher.com/receita/1891/como-fazer-cafe, acesso em 22 de setembro de 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário