quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Alimentos que prejudicam a estética

Bolsista: Patricia Montenegro

           Olá leitores do blog Quipibid! Em uma das minhas matérias anterior falei sobre os alimentos que contribuem para beleza, hoje vamos conhecer os que podem causar efeito contrário ao que gostaríamos. Como já disse a vocês para ficarmos mais belas é só acertar nas escolhas que fazemos ao nos alimentarmos. Que alguns alimentos faz mal a beleza certamente você já ouviu alguém dizer, mas hoje vamos conhecer alguns e saber o porquê. 
  
Ø Álcool (CH3CH2OH): É consumido há muito tempo, e é uma bebida que causa dependência e também mudanças no comportamento. Causam grandes danos a saúde além de deixar com uma aparência desagradável, como pele ressecada e rugas precoces, pois leva a desidratação do organismo. Interfere na absorção de nutrientes prejudicando as unhas, cabelos e dentes. Além da aparência ruim pode levar a varias doenças, como, por exemplo: gastrite, pelagra, infarto, trombose, hepatite e cirrose hepática[1]. As bebidas alcoólicas são calóricas e podem contribuir no ganho de peso, ou seja, aprecie com moderação. Veja na figura 1 a quantidade de calorias de algumas bebidas.

Figura 1: Calorias das bebidas alcoólicas


Ø  Laticínios: como o leite condensado, doce de leite entre outro possuem muitas calorias e gorduras. Aumenta o colesterol LDL (colesterol ruim), da oleosidade na pele além de ganhar peso[3].

Ø  Refrigerantes: são bebidas carbonatadas podendo ser encontrada em inúmeros sabores. Sua indústria surgiu em 1871 nos Estados Unidos, no Brasil os primeiros registros foram por volta de 1906 e em 1942 foi instalada a primeira fábrica no Brasil em Rio de Janeiro. Os principais ingredientes que compõem sua formulação são: água, concentrados, açúcar, antioxidante, acidulante, conservante, dióxido de carbono (CO2) e edulcorante[4] . Prejudica a pele por ter muito açúcar, conservantes e corantes, além de conter o sódio (elemento químico da tabela periódica com símbolo Na) que aumenta a retenção de líquido[2]. Prejudicando também os dentes, danificando o esmalte e manchando por possuir corantes e ser ácido[4].
  Frituras: Alguns alimentos perdem suas propriedades quando são preparados em óleo quente, como o peixe, frango, coxinha, quibe, e etc... Ficando ricos em glicerídeos e ácidos graxos, que prejudicam a pele. A fritura deixa a pele oleosa e com mais tendência á acne, além de provocar doenças[3].

             A alimentação tem influência direta a nossa estética é saúde, por isso é sempre bom ficar atento e diminuir a quantidade ingerida de alguns alimentos, o organismo se manifesta de acordo com o alimento que recebe.

Referências:

[1] FRAZÃO, Arthur. Doenças Provocada pelo Álcool. Disponível em: <http://www.tuasaude.com/doencas-provocadas-pelo-alcool/> acessado em: 16-09-2015
[2] MAGARIAN, Dalila. As seqüelas da bebida alcoólica. Disponível em: <http://mdemulher.abril.com.br/saude/cosmopolitan-brasil/as-sequelas-da-bebida-alcoolica> acessado em: 24-08-2015

[3]NOGUEIRA, Rebecca. Alimentos que prejudicam a pele. Disponível em: <http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/alimentos-que-prejudicam-a-pele/7911#> acessado em: 24-08-2015

[4]GARCIA, Renan Martins. Alimentos que mancham os dentes. Disponível em: <http://www.dentalpress.com.br/v5/noticias.php?id=6908> acessado em: 25-08-2015

[5] LIMA, Ana Carla da Silva; AFONSO, Júlio Carlos. A química do refrigerante. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 210-215, ago. 2009.




Nenhum comentário:

Postar um comentário