terça-feira, 22 de setembro de 2015

O EXTERMINADOR DO FUTURO: GÊNESIS

Bolsista: Jeisa Tainara Schaefer Salgado










Olá amigos do blog, hoje trago para vocês um grande sucesso dos cinemas, "O Exterminador Do Futuro: Gênesis". O filme começa no ano de 2029, onde um grupo de rebeldes humanos está perto de ganhar a guerra pelo futuro e derrotar o Skynet, um sistema de inteligência artificial que tenta extinguir a raça humana da face da terra. John Connor (Jason Clarke) é o líder da resistência e Kyle Reese (Jai Courtney) é seu soldado mais confiável. Quando se vê perto da derrota Skynet volta no ano de 1984 para matar a mãe de John na tentativa de impedir que ele nasça e lidere os rebeldes. Para proteger sua mãe John envia Kyle de volta a 1984 para salvar sua mãe, Sarah Connor (EmiliaClarke). No entanto, vê-se surpreendido pelo fato de Sarah ter outro exterminador T-800 (Arnold Schwarzenegger) como protetor, enviado para protegê-la quando ainda era criança. Seu plano, então, é alterado em função da viagem no tempo e, desta vez, é Sarah que precisa salvar Kyle, pai de John, pois em todas a tentativas de salva-la ele sempre morre. (MEGA FILMES, 2015). Confuso? É melhor ver o filme...

Figura 1: Capa do filme "O exterminador do futuro: gênesis"


Fonte: Mega filmes

           
            Os exterminadores que aparecem no filme são feitos de metal revestido com tecido humano e possuem a capacidade de assumir a forma de qualquer personagem. Envolvendo muita ficção cientifica e também alguns pontos da realidade, como por exemplo, a maleabilidade e ductibilidade de alguns metais (Figura 2), esse filme é ótimo para trabalhar os elementos químicos. Ao ler Usberco e Salvador (2002) depara-se com o conceito de metal bem interligado a suas características físicas, tais como, terem brilho metálico, conduzirem corrente elétrica e calor, serem maleáveis e estarem na composição de moedas e joias. Benvenutti (2003, p. 59) vai além e afirma que "os metais apresentam grande raio atômico, baixa afinidade eletrônica e baixa eletronegatividade."  Também pode-se definir metal como “um aglomerado de átomos com propriedades metálicas em que os elétrons da última camada transitam livremente, isso ocorre pelo fato dos átomos exercerem sobre os elétrons da camada de valência uma força de atração fraca, ou seja, uma baixa eletronegatividade, tornando possível atração e a mobilidade dos elétrons entre o núcleo dos átomos” (UFOP, 2014).

Figura 2: Cena do filme "O exterminador do futuro: gênesis"


Fonte:Mega filmes

            Coma estrutura formada por íons positivos rodeado por "mar de elétrons livres" (Figura 3), os metais têm condições para forçar ligações entre átomos não metais e metais, definida como ligação iônica, e metais e metais, ligação metálica. Abundante na natureza, os metais geralmente são encontrados no estado sólido à temperatura ambiente, com exceção do mercúrio, o qual sugere ser o metal que compõe o policial da figura 2. (ALVES, 2014)

Figura 3: Estrutura de metais


Fonte: Google imagens

            Algumas das principais propriedades dos metais (Figura 4) estão destacadas no filme; como a maleabilidade, definida como a característica que possibilita dobrar ou deformar um material/metal sem quebrá-lo ou fragmentá-lo; a ductilidade, que se caracteriza pela possibilidade do metal se estirar em fios, ou seja, pode-se alterar uma barra de metal gradualmente até ela ficar em forma de fio; a condutibilidade, que permite ao metal ser um excelente condutor de calor e correte elétrica e o brilho, adquirido com mais intensidade quando se poli o metal, pois os elétrons livres localizados na superfície absorvem e irradiam a luz. (UFOP, 2014)

Figura 4: Algumas propriedades dos metais

Fonte: Escola kids: Classificação dos elementos químicos.



REFERÊNCIAS

ALVES, L. Características dos metais. Alunos online. 2014. Disponível em:<http://www.alunosonline.com.br/quimica/caracteristicas-metais.html> 04 de Agosto de 2015

BENVENUTTI, E. V. 1. Átomos. In: __ Química Inorgânica: átomos, moléculas, líquidos e sólidos. 1ª ed Rio Grande do Sul: UFRGS, 2003. p. 59.

Mega Filmes. O exterminador do futuro: gêneses. Disponível em:< http://megafilmesonline.net/o-exterminador-do-futuro-genesis-dublado/>. Acesso em: 08 de Agosto de 2015.

USBERCO, J.; SALVADOR, E. Química. São Paulo: Saraiva, 2002.


UFOP. Metais e Derivados. Escola de Minas. 2014. Disponível em:<http://www.em.ufop.br/deciv/departamento/~guilherme/METAIS%20E%20DERIVADOS.pdf>04 de Agosto de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário