terça-feira, 22 de setembro de 2015

Neurotransmissores e suas ações sensoriais

Bolsista: Maísa Abigair Bolentini







Entre a comunicação de neurônios, muito se fala sobre neurotransmissores, mas o que são? Para que uma molécula seja considerada um neurotransmissor, ela deve ser sintetizada e embutida no neurônio que irá liberá-la, além disso, isso só ocorre quando este neurônio for estimulado. Os neurotransmissores são moléculas simples, normalmente aminas e peptídeos. ‘As aminas regulam muitos comportamentos como o movimento dos músculos, o sono, as sensações de prazer e as flutuações de humor.’ (RETONDO, FARIA,2014) Os peptídeos, como por exemplo o Oxitocina, promove contrações uterinas durante o parto e auxilia na saída de leite durante a amamentação, por isso é conhecida como hormônio do amor; já outros tipos de peptídeos agem como analgésicos, além de provocarem sentimentos altamente prazerosos e de euforia.

Figura 1: Estrutura dos neurotransmissores aminas: dopamina, adrenalina e serotonina, respectivamente.
         


Fonte: http://www.infoescola.com/bioquimica/dopamina/
http://www.culturamix.com/saude/adrenalina
http://www.infoescola.com/neurologia/serotonina/


Figura 2: Estrutura do neurotransmissor peptideo: Oxitocina.

Fonte: http://www.medciencia.com/a-mas-oxitocina-mejor-interaccion-social/

Neste post, vimos que muitas áreas profissionais pesquisam maneiras de entender e melhorar as atividades cerebrais, buscando cura para doenças causadas por lesões cerebrais. Vimos também que em alguns neurônios são estocados neurotransmissores, como aminas e peptídeos, que são moléculas que ao serem sintetizadas e liberadas são responsáveis por várias sensações como a dor, a euforia, raiva, prazer e etc.
No próximo post, falaremos como as percepções e sensações são influenciadas pelo ambiente e pela temperatura. Até breve!

Referência Bibliográfica


RETONDO C.F. e FARIA P. Química das Sensações. Campinas, SP: Editora Átomo, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário