domingo, 24 de janeiro de 2016

A presença dos Polímeros nos cosméticos

Bolsista: Patricia Montenegro

Olá seguidores do Blog Quipibid! A busca por cosmético estar crescendo constantemente, onde geralmente são utilizados pelas pessoas com o propósito de melhor a aparência e o odor do corpo humano. Para ter a pele e o cabelo mais bonito,  é preciso de hidratação constante e   os cosméticos permitem compensar o ressecamento dos tecidos, protegendo-os. Suas atuações estar associadas á existência, em suas composições químicas, de substâncias conhecidas como polímeros. [1]
Para Magalhães (2007, p.8):
Quimicamente, os polímeros são formados por um número muito grande de unidades moleculares repetidas, denominadas monômeros, através de reações de polimerização. Nos cosméticos, eles atuam como um aditivo pois fornecem ao produto a textura e o aspecto que se deseja.
Os polímeros possuem uma intensa utilização na preparação de cosméticos. [2] Podemos classificá-los em polímeros sintéticos e naturais, vejam alguns exemplos nas figuras 1 e 2.

Figura 1. Polímeros sintéticos
Fonte: (http://www.plastico.com.br/lástico/1859/embalagem-para-cosmeticos-explosao-do-consumo-impoe-mais-dinamismo-aos-transformadores/3/)


                                               Figura 2. Polímeros naturais
Fonte: (http://www.manualdaquimica.com/quimica-organica/o-que-sao-os-polimeros.htm)

É útil nas formulações cosméticas devido possuir grupamentos hidroxilados (-OH). Os grupamentos conservam a hidratação dos tecidos uma vez que retém moléculas de água (H20) por meio de ligações entre os átomos conhecida como ligações hidrogênicas[1] (Se dá pela atração eletrostática entre a parte negativa de uma molécula e a positiva de outra).
Quando utilizamos xampu comum para lavar os cabelos, que geralmente possuem tensoativos aniônicos acontece vários fenômenos eletrostáticos e de adesão capilar que o faz que fiquem difícil de pentear. Já os condicionadores possuem tensoativos e polímeros catiônicos que se depositam nos cabelos, impedindo a adesão entre os fios de cabelos úmidos e aumentando a maciez dos cabelos secos. [1] Também pode se encontrar polímeros nos:
          ·          Delineadores: o  Copolímeros acrílicos,
          ·           Spray para cabelo: o Poli (4- vinilpiridina)
          ·           Maquiagem: o Poliuretanos
Veja abaixo alguns  polímeros encontrados nos cosméticos e suas respectivas estruturas.[2]

Grande parte das embalagens de cosméticos é de plásticos, onde encontramos o polímero sintético, há vários tipos de plásticos e os mais utilizados para embalagens de cosméticos são:
          ·    PET – Poli(tereftalalo de etileno) é inquebrável, leve, impermeável e transparente. [3]

       ·  PP – Polipropileno tem uma excelente resistência química, por isso, conserva o aroma e é resistente a mudanças de temperatura. [3]

Espero ter ajudado a ter um melhor aprendizado sobre a existência dos polímeros nos cosméticos e até a próxima!

Referências:
[1] MAGALHÃES, Mariza. Tudo que você faz tem a ver com a Química. Editora Livraria da Física. São Paulo, 2007.
 [2] JESUS, M. P.; SANTOS, L. D.; CRUZ, M. C. P. COSMÉTICOS COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE POLÍMEROS. Disponível em: <http://midia.unit.br/enfope/2013/GT3/COSMETICOS_TEMA_GERADOR_ENSINO_POLIMEROS.pdf>  Acessado em: 05/112015

[3] MENDA, Mari. Plásticos. Disponível em: <http://www.crq4.org.br/quimicaviva_plasticos> Acessado em: 11-11-2015




Nenhum comentário:

Postar um comentário