domingo, 24 de janeiro de 2016

Dissolvendo Isopor Com Gasolina

Bolsista: Marielle Toledo Silva 
Dissolvendo Isopor Com Gasolina

Figura 1: Isopor dissolvido na gasolina
Fonte: http://rolouquimic.blogspot.com.br/2012/09/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

Olá galerinha, que tal descobrir o porquê o isopor dissolve quando em contato com gasolina, ou acetona? E para que serve essa mistura depois de dissolvida? Se quiser descobrir é só continuar lendo...
Materiais:
Ø  1 Béquer ou copo transparente
Ø  Um pouco de gasolina ou acetona pura (no caso de acetona comercial use um pouco de água raz juntamente com a mesma).
Ø  Um bastão de vidro ou colher.

Procedimento experimental
Ø  Coloque um pouco de gasolina no béquer.
Ø  Acrescente o isopor inteiro ou em pedaços.
Ø  Observe a rapidez da reação.
Explicando o Experimento:
O isopor é um polímero aromático sintético, seu nome original é poliestireno, que é feito com um monômero de estireno, um liquido derivado do petróleo. O poliestireno pode ser rígido ou espumado, é utilizado como barreira contra o oxigênio e vapor de água.
O isopor (apolar) em contato com a gasolina (apolar) se dissolve rapidamente, pois o mesmo é constituído 90% de ar, quando é mergulhado na gasolina libera todo o ar pressionado em sua estrutura na forma de gás carbônico, transformando-se em uma pasta que pode ser utilizada como cola para vedação de telhas e caixa de água, pois a mesma é impermeabilizante.
O isopor e a gasolina são semelhantes, ambos são apolares e derivados do petróleo, dessa semelhança vem a explicação de o isopor se dissolver na gasolina, afinal na química dizemos que ``semelhante dissolve semelhante´`.

Referências:
ALVES, Líria.  ISOPOR SOLÚVEL. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/isopor-soluvel.htm. Acesso em: 08/11/15.
PORTO, Gabriella. Isopor.  Disponível em: http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/isopor/. Acesso em: 08/11/15.
THENÓRIO, Iberê. Como derreter isopor em casa. 11. Disponível em: http://www.manualdomundo.com.br/2013/08/como-derreter-isopor-em-casa/. Acesso em: 08/11/15

6 comentários:

  1. BOM DIA! MINHA PERGUNTA É: A GASOLINA É ALTERADA, OU SEJA, A GASOLINA TAMBÉM SERVIRÁ COMO IMPERMEABILIZANTE? OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite , eu tenho meu telhado trincado, e bgotaria de saber a quantidade exata de gasolina para uma filho de isopor, obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Quase napalm b, mas falta um ingrediente

    ResponderExcluir