quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

COMO OCORRE A FERRUGEM?

Bolsista: Tatiane dos Santos Ferreira 

Olá amigos do QUIPIBID!

Hoje trago para vocês um assunto que está muito presente em nosso cotidiano: a Ferrugem! Em seu dia a dia você certamente já se deparou com algumas das imagens abaixo:

Figura 1: Metais deteriorados pela ferrugem.
Fonte: Google Imagens

A característica mais perceptível desse fenômeno é a cor (marrom avermelhada), que vai se formando sobre a superfície dos metais, causando problemas tanto econômicos quanto sociais, pois além do grande prejuízo de investimento, a ferrugem também pode causar danos à saúde provocada pela poluição, contaminação, entre outros ...  Mas como e por que isto ocorre?
A ferrugem é resultado de um dos processos de deterioração causado em um determinado material sobre a ação do meio, que cientificamente é chamado de Corrosão, podendo, inclusive, ocorrer em outros materiais que não sejam metálicos, como concreto, polímeros orgânicos e etc.
A Corrosão pode ser classificada em três tipos: corrosão eletroquímica, corrosão química e corrosão eletrolítica.

A ferrugem acontece pela corrosão eletroquímica, um processo espontâneo de corrosão, quando o metal entra em contato com um eletrólito (Compostos iônicos solúveis em água) onde temos simultaneamente reações anódicas na qual ocorre o processo de oxidação e catódicas na qual ocorre o processo de redução, acontecem principalmente em metais, necessariamente na presença de água e oxigênio. Nas equações abaixo (Figura 2), pode-se observar como ocorre quimicamente este fenômeno na presença de ar úmido ou na presença de água que contenha oxigênio dissolvido:  

Figura 2: Equações da Formação da Ferrugem
Fonte: Peruzzo e Canto, 2010.

           Observa-se então na figura 2 que para haver a formação da ferrugem na primeira reação ocorre a reação anódica da oxidação do ferro, posteriormente temos a reação catódica da redução do gás oxigênio, na terceira equação temos a soma das duas primeiras equações que resulta na formação do hidróxido de ferro e por último, a formação da ferrugem que como podemos observar ocorre tanto presença de O2 quanto na presença de H2O. 

Referências:
MERÇON, Fábio; GUIMARÃES, Pedro Ivo Canesso; MAINIER, Fernando Benedito. Corrosão: um exemplo usual de fenômeno químico. Química Nova Escola, Nº 19, 2004.

PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite do. Química na abordagem do cotidiano. 4º edição – São Paulo: Moderna, 2010. p 207.



Nenhum comentário:

Postar um comentário