terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Rapazes, suem a camisa!

Bolsista: Maísa Bolentini

            Figura 1: Costas suada
Fonte:<https://www.google.com.br/searchq=suor&espv=2&biw=1366&bih=637&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwidx8fUuKXKAhWEDpAKHaa_A5cQ_AUIBigB#imgrc=qp4txGMLHsH7kM%3A>

         É fato conhecido por todos que o suor, em sua maioria das vezes, apresenta um odor bem peculiar. Atividades físicas, trabalho, nervosismo, ou até mesmo ficar parado em um ambiente, sem nenhuma ou com pouca ventilação, faz com que nossas glândulas sudoríparas sejam ativadas, nos fazendo suar, a fim de nos refrescar. Essas glândulas são encontradas em um número bem expressivo em nosso corpo: cerca de 2,6 milhões dessas belezinhas estão espalhadas por nossa pele, por todas as partes do corpo, exceto nos lábios, mamilos e órgãos genitais externos.
Não é uma imagem muito agradável ver uma pessoa encharcada de suor. Na maioria dos casos, causa repulsa e nojo. É algo cultural, e não temos como fugir disso. Principalmente quando se trata de mulheres. Já percebeu o pavor que uma mulher sente ao perceber que alguém suado está se aproximando demais? Ou a cara de uma garota quando seu namorado chega todo molhado de uma partida de futebol querendo lhe dar um abraço? É... Sou mulher, e sei que não é muito agradável passar por isso. Mas, a ciência mostra que isso não passa de um charme a mais que nos pertence.
Estudos realizados por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, mostraram que um componente químico derivado da testosterona chamado androstenodiona (Figura 1), presente no suor masculino, é capaz de alterar os níveis hormonais das mulheres, pelo simples fato de inalarem aquele odor tão característico. Ele é tão poderoso que é capaz de mudar o humor feminino, e melhorar sua receptividade sexual.

Figura 2: Molécula de Androstenodiona
Fonte<https://www.google.com.br/searchq=androstenediona&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiV8wuaXKAhUMCpAKHZv6BnEQ_AUICCgC&biw=1366&bih=637#imgrc=Y8iAL-uSKt4jqM%3A>

“Essa é a primeira vez que alguém demonstrou que se pode induzir uma mudança no nível hormonal das mulheres ao inalar um componente identificado do cheiro masculino”, afirma a diretora do estudo, Claire Wyart.
A pesquisa veio através de outras que a mesma Universidade desenvolveu, a fim de comprovar o efeito da androstenodiona no sistema hormonal feminino, e se ela pode auxiliar na cura de algumas doenças como o mal de Addinson, que diminui o nível de cortisol, substância responsável por aumentar a tonificação muscular, controlar a pressão arterial, aumentar a disposição para o dia a dia, entre outros benefícios para a saúde da mulher.
Então, homens, sintam-se a vontade para se exercitarem, e suarem. Pelo menos moderadamente. Suor não faz mal a ninguém, a menos que vocês esqueçam o desodorante.


Referências Bibliográficas

Suor Masculino Funciona como Afrodisíaco. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL4655-5603,00.html> Acesso em 18 de Dezembro de 2015.

Male sweat boosts women’s hormone levels. Disponivel em: <http://www.berkeley.edu/news/media/releases/2007/02/06_sweat.shtml> Acesso em 18 de Dezembro de 2015.

3 comentários:

  1. Olá Maysa. Revendo tuas postagens observei uma considerável evolução no teu modo de escrever e as escolhas que fazes no momento da escolha do tema. Encontrei o blog por acaso quando pesquisava sobre tripofobia e tu esclareceste. Poderias escrever com maior frequência. Continue neste caminho.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Estou muito feliz por ver o quanto tens evoluído e desenvolvido sua capacidade narrativa e argumentativa. O blog está muito bom, suas matérias estão bem esclarecedoras e interessantes. Se o objetivo é informar e tornar a química algo mais atrativo, está tendo muito sucesso! E que permaneça assim, para melhor. Conte sempre com minha opinião e com minha ajuda. Parabéns! Beijos, meu amor.

    ResponderExcluir