domingo, 24 de janeiro de 2016

Elastómeros (Borrachas)

Bolsista: Loys Laynne Rodrigues Sousa

Os elastómeros são uma classe de polímeros caracteristicos por sua elasticidade. Entre eles estão à borracha natural e a borracha sintética.
A borracha natural (latex) é extraida das seringueiras atráves de rachaduras em seu caule de acordo com a Figura 1.
Figura 1: Extração do látex da árvore seringueira.

Devido sua formação essa borracha possui limitações que dificultam o seu uso pela indústria. Por exemplo, ela não é muito resistente às variações de temperatura, pois em dias frios ela se torna dura e quebradiça; já em dias quentes, ela se torna mole e gosmenta. Outras limitações são sua baixa resistência ao calor e à tração.


Mas no cotidiano, vemos inúmeras quantidades de produtos que são feitos de borrachas. Todos esses produtos têm propriedades iguais às da borracha natural, como a elasticidade; assim, eles são chamados de borrachas sintéticas ou elastômeros.
No entanto se compararmos a borracha natural com a sintética veremos que os sintéticos são mais resistentes que as naturais, como por exemplo, as borrachas de pneus de carros. O que faz as borrachas sintéticas se tornarem mais resistentes é o processo de vulcanização, que é a adição de 2 a 30 % de enxofre à borracha, sob aquecimento e na presença de catalisadores, formando um polímero tridimensional com o enxofre servindo de ponte entre as cadeias carbônicas. Quanto maior a quantidade de enxofre adicionado, maior será a dureza da borracha e menor sua elasticidade.
Isso ocorre porque o aumento da quantidade de enxofre aumenta também a quantidade de pontes formadas entre as moléculas, assim a elasticidade diminui. Normalmente, para se fabricar borrachas usadas em artefatos em geral, adiciona-se cerca de 2 a 10% de enxofre. No caso das borrachas dos pneus (Figura 2), o teor de enxofre varia de 1,5 a 5%; e usa-se um teor acima disso até 30% para borrachas empregadas em revestimentos protetores de máquinas e aparelhos de indústrias químicas.

Figura 2: Pneus utilizados em carros ou motos são feitos borrachas sintéticas, devido o processo de vulcanização.

Atividades:
      1)    Como é realizado o processo de vulcanização?
      2)    A quantidade de enxofre colocado na borracha altera o produto?
      3)    Qual a quantidade de enxofre necessária para fazer os pneus ficarem resistentes?
      4)    Como é feita a extração da borracha natural (látex)?

Respostas:

      1)    Pela adição de 2 a 30 % de enxofre à borracha, sob aquecimento e na presença de catalisadores, formando um polímero tridimensional com o enxofre servindo de ponte entre as cadeias carbônicas.
      2)    Sim, pois quanto maior a quantidade de enxofre adicionado, maior será a dureza da borracha e menor sua elasticidade.
        3)    Para as borrachas de pneus ficarem resistentes, o teor de enxofre varia de 1,5 a 5%.
       4)    A borracha natural (latex) é extraida das seringueiras atráves de rachaduras em seu caule.



Referências:
FONSECA, Martha. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1. ed – São Paulo: FTD, 2010.


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