Bolsista:
Loys Laynne Rodrigues Sousa
Os elastómeros são uma classe de polímeros
caracteristicos por sua elasticidade. Entre eles estão à borracha natural e a
borracha sintética.
A borracha natural (latex) é extraida das seringueiras
atráves de rachaduras em seu caule de acordo com a Figura 1.
Figura 1: Extração do látex da árvore seringueira.
Devido
sua formação essa borracha possui limitações que dificultam o seu uso pela indústria.
Por exemplo, ela não é muito resistente às variações de temperatura, pois em
dias frios ela se torna dura e quebradiça; já em dias quentes, ela se torna
mole e gosmenta. Outras limitações são sua baixa resistência ao calor e à
tração.
No
entanto se compararmos a borracha natural com a sintética veremos que os
sintéticos são mais resistentes que as naturais, como por exemplo, as borrachas
de pneus de carros. O que faz as borrachas sintéticas se tornarem mais
resistentes é o processo de vulcanização, que é a adição de 2 a 30 % de enxofre
à borracha, sob aquecimento e na presença de catalisadores, formando um
polímero tridimensional com o enxofre servindo de ponte entre as cadeias
carbônicas. Quanto maior a quantidade de enxofre adicionado, maior será a
dureza da borracha e menor sua elasticidade.
Isso
ocorre porque o aumento da quantidade de enxofre aumenta também a quantidade de
pontes formadas entre as moléculas, assim a elasticidade diminui. Normalmente,
para se fabricar borrachas usadas em artefatos em geral, adiciona-se cerca de 2
a 10% de enxofre. No caso das borrachas dos pneus (Figura 2), o teor de enxofre
varia de 1,5 a 5%; e usa-se um teor acima disso até 30% para borrachas
empregadas em revestimentos protetores de máquinas e aparelhos de indústrias
químicas.
Figura 2: Pneus utilizados em carros ou motos são feitos
borrachas sintéticas, devido o processo de vulcanização.
Atividades:
1) Como
é realizado o processo de vulcanização?
2) A
quantidade de enxofre colocado na borracha altera o produto?
3) Qual
a quantidade de enxofre necessária para fazer os pneus ficarem resistentes?
4) Como
é feita a extração da borracha natural (látex)?
Respostas:
1) Pela
adição de 2 a 30 % de enxofre à borracha, sob aquecimento e na presença de
catalisadores, formando um polímero tridimensional com o enxofre servindo de
ponte entre as cadeias carbônicas.
2) Sim,
pois quanto maior a quantidade de enxofre adicionado, maior será a dureza da
borracha e menor sua elasticidade.
3) Para
as borrachas de pneus ficarem resistentes, o teor de enxofre varia de 1,5 a 5%.
4) A borracha natural (latex) é extraida das seringueiras
atráves de rachaduras em seu caule.
Referências:
FONSECA,
Martha. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1. ed – São Paulo: FTD,
2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário