domingo, 24 de janeiro de 2016

Polímeros no ENEM

Bolsista: Camilla Carla dos Santos Silva

Olá leitores! Vamos falar sobre a química dos polímeros no ENEM? Vamos lá!

Figura 1: Exemplos de polímeros

Fonte: Google Imagens

            Já se perguntou de que são constituídos a infinidade de utensílios que utilizamos no cotidiano como plásticos, borracha, tecidos sintéticos, sacolas e muitos outros? A química está presente em todos! Todos esses exemplos citados são denominados polímeros e nos auxiliam no dia-a-dia de diversas formas. Mas afinal o que são polímeros? Isso é cobrado no ENEM?
            Então pessoal, os polímeros são agregados de grandes moléculas, com elevado peso molecular, constituídos por muitas repetições de moléculas menores: os monômeros. Existem diversos tipos de polímeros e suas aplicações são extensas.
O ENEM sabe que o esse assunto é super contextualizado e sempre propõe alguma questão sobre isso em suas provas. Hoje trouxe pergunta interdisciplinar, que exige conhecimentos de química e também da biologia. A figura 2 apresenta a questão do exame de 2014.

Figura 2: Questão ENEM
Fonte: ENEM

Vamos responder?
É exposto acima que a sacola de plástico mencionada no enunciado apresenta uma resina polimérica e amido de milho. A seguinte fragmentação dessa espécie é facilitada pois, o amido de milho é um tipo de carboidrato, e com isso, organismos decompositores podem fazer a digestão da resina, facilitando a fragmentação e não deixando que plásticos sejam deixados no meio ambiente. Com essa ideia, temos menos poluição e ajudamos o ecossistema. Vê a interdisciplinaridade com as ciências biológicas? É importante estar sempre atento a isso!
Quanto maior for a sua preparação, maior será o seu sucesso. Estude muita química e esteja sempre visitando nosso blog, que contém colunas muito interessantes e o auxiliará sempre a gabaritar o ENEM.
Até mais, leitores!



REFERÊNCIAS:
ATKINS, P; Jones, L. Príncipios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5ª edição, Porto Alegre: Bookman, 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário