quinta-feira, 7 de abril de 2016

ROLETA QUÍMICA

Bolsista: Karla Nara Da Costa Abrantes
Olá pessoal, o jogo dessa semana é um jogo online, que auxilia na resolução de vários exercícios dentro da sala de aula e ajuda a identificar muitos compostos encontrados no cotidiano. O objetivo do jogo é proporcionar ao aluno um meio de intensificar o conhecimento sobre nomes e fórmulas dos compostos iônicos. O jogo está disponível no site e para acessar basta ir em: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/marta/marta/Jogo/, clique em roleta química e logo em seguida, no botão jogar e se divertir.
COMO JOGAR
Inicia-se abrindo a página do jogo Roleta Química, como mostra a figura 1.
Figura 1: Página inicial do jogo
Fonte: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/marta/marta/Jogo/
Antes de iniciar o jogo, existem algumas regras que o jogador deve seguir, sendo elas: cada alternativa certa ganha três pontos, uma resposta totalmente errada tem penalização de dois pontos, se antes do preenchimento recorrer à ajuda, sofre penalização de um ponto, se errar apenas um dos dois itens (nome ou fórmula), não recebe pontos, mas também não é penalizado e para passar à fase seguinte é necessário acertar três vezes consecutivas.

           Ao iniciar o jogo, como mostra a figura 2, na fase 1 a roleta roda e indica ao jogador um cátion e um ânion que forma um composto iônico, a pessoa deverá indicar o nome e a fórmula do composto e após, submeter a resposta. Para avançar de casa é necessário que o jogador acerte três vezes consecutivas. 

Figura 2: Página da fase 1
Fonte: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/marta/marta/Jogo/
TEORIA ENVOLVIDA
                    As substâncias inorgânicas são divididas em grupos cujas características e propriedades não se assemelham. Cada um desses grupos é chamado de função inorgânica. As principais funções orgânicas são os ácidos, as bases, os sais e os óxidos.
                    Os ácidos são compostos, que dissolvidos em água, originam H+ como único cátion e o ânion varia de ácido para ácido, os mesmos são divididos em dois grupos: os que contêm oxigênio e os que não contêm. Exemplo de sais não oxigenados: HF (ácido fluorídrico), HCl (ácido clorídrico) e ácidos oxigenados: HClO3 (ácido clórico), H3PO4 (ácido fosfórico) (PERUZZO, 2006).
                    As bases são compostos, que dissolvidos em água, originam OH- como único ânion e o cátion varia de base para base. Exemplo de bases: NaOH (hidróxido de sódio) e KOH (hidróxido de potássio) (PERUZZO, 2006).
                   O sal pode ser definido como um composto iônico que contêm cátion proveniente de uma base e ânion proveniente de um ácido. Exemplos de sais: NaCl (cloreto de sódio) e FeS (sulfeto de ferro II). Já os óxidos são substâncias formadas geralmente pelo oxigênio e outro elemento qualquer, formando um composto binário. Exemplos: Na2O (óxido de sódio) e CaO (óxido de cálcio) (PERUZZO, 2006).

REFERÊNCIA:
Jogo Roleta Química. Disponível em: < http://nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/marta/marta/Jogo/>, acessado em 17 de março de 2016.
PERUZZO, M.F. Química na abordagem do cotidiano. 4° ed. São Paulo: Moderna, 2006. p 200 a 235.



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