sábado, 9 de julho de 2016

A INTERESSANTE SERPENTE DO FARAÓ

Bolsista: Marielle Toledo Silva

Olá galerinha, neste post iremos ver um pouco do experimento conhecido como serpente do faraó, conforme figura 1, simples e pode ser realizado com materiais encontrados em nossa casa. Na experiência clássica utiliza-se o tiocianato de mercúrio II, Hg(SCN)2, substância tóxica capaz de gerar gases que causam malefícios a saúde de quem inala sua fumaça.
Assim para evitar riscos e possíveis danos à saúde apresentamos o experimento na versão que se emprega o açúcar e o bicarbonato de sódio, ao invés de tiocianato. A experiência pode ser desenvolvida na escola em uma área aberta. Com este experimento é possível compreender o conceito de combustão.
                           Figura 1: Experimento serpente do faraó
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=TGknX878oCM

Materiais e Reagentes:
·         1 vidro de álcool de 500 mL
·         5 colheres de açúcar
·         1 quilo de areia
·         2 colheres de bicarbonato de sódio
·         Fósforos
·         3 garrafas PET
·         1 bandeja ou fôrma de alumínio
·         Almofariz ou pilão
·         Pistilo
·         Palito ou bastão de vidro


Procedimento:
·         Primeiramente corte o bico da garrafa PET, conforme figura 2. Essa parte servirá para moldar pequenas colunas da mistura de açúcar + bicabornato de sódio+ álcool.
Figura 2: Cortando a garrafa PET
Fonte: http://escolasuperdivertida.webnode.com.br/products/serpente-do-farao-/

·         Com o auxílio do almofariz ou pilão triture o açúcar e o bicarbonato de sódio, os dois componentes devem formar uma mistura fina, conforme figura 3.

                                     Figura 3: mistura de açúcar e bicarbonato de sódio.
Fonte: http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=3&id=449

·         Coloque uma quantidade da mistura de açúcar e bicabornato de sódio no molde feito com a parte do bico da garrafa PET (ver figura 2), certifique-se de que está tampado para que a mistura não escape. Pingue aproximadamente 10 gotas de álcool na mistura e mexa com o bastão de vidro ou palito.
·         Em seguida pressione com bastante força a mistura dentro do molde, deixe secar um pouco e depois retire. Para retirar a mistura do molde levante o recipiente e empurre com cuidado para baixo.
·         Feita as colunas da mistura de açúcar e bicarbonato, pegue a bandeja ou fôrma e coloque um pouco de areia. Em seguida, umedeça a areia com o álcool, posteriormente espalhe as colunas na areia de modo que elas fiquem metade enterradas.
·         Com o auxílio de um adulto risque o fósforo e coloque fogo no sistema de maneira que todas as partes sejam atingidas pela chama.
·         Observe que com a queima as colunas vão ficando negras e crescendo.

Explicando o Experimento:
Este é um experimento em que ocorre combustão completa. Neste tipo de reação temos dois ou mais reagentes, sendo um combustível e um comburente, essas reações são exotérmicas, ou seja, libera energia na forma de calor.
A sacarose (C12H22O11), conhecida comercialmente como açúcar e o bicarbonato de sódio quimicamente chamado de hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio (NaHCO3) quando sofrem combustão formam gás carbônico e água, conforme a equação abaixo:


A serpente de faraó se forma devido à combustão da sacarose. Durante sua queima, após liberar gás carbônico e água, fica uma porção de carbono que cresce formando a serpente. O bicarbonato de sódio é responsável por fazer o experimento ficar cada vez maior, visto que, o gás carbônico libera bolhas que possibilita esse efeito.
Agora que você já sabe toda a magia que rege este experimento tente fazê-lo em casa, com o auxílio de um adulto. Tome cuidado para não deixar o álcool perto da chama e divirta-se.

Referência:
LIRA, Julio César Lima. Combustão. Disponível em: <http://www.infoescola.com/reacoes-quimicas/combustao/>. Acesso em: 20/05/2016.

THENÓRIO, Iberê. Como fazer a serpente do faraó. Disponível em: <http://www.manualdomundo.com.br/2014/01/como-fazer-a-serpente-do-farao/>. Acesso em: 20/05/16.





Nenhum comentário:

Postar um comentário