sábado, 9 de julho de 2016

O jogo vai começar e a bebida ainda não está gelada

Bolsista: Erika Gusmão

            Olá Pessoal, meu nome é Erika. E mais uma vez estamos lançando uma nova coluna, iremos falar sobre química na cozinha! Hoje o tema escolhido foi “O jogo vai começar e a bebida ainda não está gelada”. Infelizmente em alguns momentos especiais esquecemo-nos de colocar aquela bebida pra gelar, então hoje irei ensinar como fazer uma bebida ficar bem gelada em alguns minutos e porque conseguimos gelar uma bebida com apenas gelo (H2O), álcool (C2H6O) e sal (NaCl) através de explicações químicas.
         Antes de fazer a nossa solução, vale lembrar que estamos manipulando soluções inflamáveis. Então nunca ficar perto das churrasqueiras e crianças.
[1] Medida para um balde comum:

 Ingredientes:

Para cada saco de gelo
2 litros de água
½Kg de sal
500 ml de álcool

Modo de preparo:

          Misturar todos os ingredientes e depois que colocar as bebidas dentro aguarde alguns minutos e pronto só saborear.
            Então qual será a explicação química para que a bebida fique bem gelada ou até mesmo com o ponto de entrar em fase de congelamento? Para começar a nossa explicação não podemos esquecer-nos de falar do autor que nos ajudou a desvendar todo esse mistério.

            Gabriel Farenheit é natural de Danzig na Polônia, nasceu em 1688 e chegou a óbito em 16 de setembro de 1714 em Haia. Ele foi um físico muito conhecido na época pela criação do Termômetro de agua em 1709 e o termômetro de Mercúrio (1714).

 

 

Figura 1: Gabriel Farenheit

            Farenheit foi a base de toda a teoria [2] Fahrenheit criou uma nova escala termométrica, cujo ponto mínimo (0 °F) determinou utilizando uma mistura de água, gelo picado, sal e amoníaco. O ponto máximo é o da ebulição da água, 212 °F, e a temperatura de fusão do gelo, à pressão de uma atmosfera, correspondem a 32 °F.
          Para entendermos melhor o que acontece com o congelamento das bebidas, observamos que quando preparamos uma mistura entre sal e agua, percebemos que acontece a mudança no ponto de fusão e ebulição da agua. Então quando jogamos o sal no gelo ele logo muda de estado físico onde acontece a mudança do estado solido para o liquido. Ao observamos essa mudança a agua liquida produz uma troca de calor muito maior que a solida, esse processo chamamos de endotérmico.
            Logo após que o gelo[3} é derretido pela adição do sal e álcool, este processo rouba calor do meio externo, fazendo com que a temperatura do recipiente fique abaixo de zero. Mas, qual a finalidade do álcool nessa mistura?[4] O álcool tem um papel semelhante: derrete o gelo “roubando” calor e diminui ainda mais o ponto de congelamento. Isso acontece porque o sal com o tempo ele vai perdendo o seu efeito, então entra o álcool que não perde o efeito mais continua fazendo o seu trabalho na solução. Vale lembrar que o álcool tem como papel de ser usado para as temperaturas ficar abaixo de -9º.
            Então queridos leitores sempre que precisar de uma bebida bem gelada é só usar a receita a receita citada, mas sempre que usar não esquecer de limpa-las antes do consumo.
            Dicas:
Geralmente as bebidas em latas congelam em torno de 3 a 4 minutos, porque as latinhas absorvem mais o calor.
Mas essa solução também pode ser usada em garrafas pet e vidro.
Não se esquecer de tirar as bebidas assim que ficarem geladas, pois com quando o sal começa a perder seu efeito o álcool age e pode até congelar.



Então galera até a próxima!



Bibliografia


Figura 1 : http://www.explicatorium.com/biografias/Biografia_Daniel_G_Farhenheit.php, acesso em 23 de agosto de 2015 as 22:00.

[1] http://portuguese.alibaba.com/product-gs/thermometer-with-mercury-free-218392353.html, acesso em 23 de agosto de 2015 as 22:00.

[2] http://www.explicatorium.com/biografias/Biografia_Daniel_G_Farhenheit.php, acesso em 23 de agosto de 2015 as 22:00.

[3] http://quimicaensinada.blogspot.com.br/2012/02/como-gelar-sua-cerveja-em-3-minutos.html, acesso em 23 de agosto de 2015 as 22:00.

[4] http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI313395-17825,00-COMO+GELAR+CERVEJA+EM+MINUTOS.html, acesso em 23 de agosto de 2015 as 22:00.

https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+fahrenheit&biw=1025&bih=493&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMI1PnTnLTAxwIVQ0yQCh36Dgpe#tbm=isch&q=imagens+do+autor++fahrenheit&imgdii=cbXM5AeBVu7tPM%3A%3BcbXM5AeBVu7tPM%3A%3B8EbnwAcThGOV9M%3A&imgrc=cbXM5AeBVu7tPM%3A, acesso em 23 de agosto de 2015 as 22:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário