sábado, 9 de julho de 2016

Doce de Coalhada

Bolsista: Erika Gusmão
            Olá leitores do blog Quipibid!

            Queridos, este mês iremos fazer um maravilhoso doce de leite, poderemos observar o seu processo de produção. Como sabemos, o leite possui várias proteínas e vitaminas (veja a matéria anterior sobre o iogurte). Na receita que será realizada, poderá ser feita com leite integral puro em que o doce de leite depois de pronto ficara com o aspecto pastoso tradicional ou poderá ser feita com a adição do limão ao leite conforme será apresentado na receita, fazendo com que o doce fique com pequenos pedacinhos (proteínas do leite).
            Nesta receita, iremos utilizar a coalhada (adicionando coalho ao leite integral puro ou limão), pois quando terminarmos, o doce ficará com um gostinho mais saboroso. Então vamos preparar essa delicia? Iremos precisar de:
2 litros de leite integral puro;
2 xic de açúcar;
1 limão se caso for necessário;
Cravo a gosto.

Modo de preparo:

            Para a preparação da coalhada, é necessário colocar o leite em um recipiente com o suco de limão por aproximadamente 15 a 20 minutos. A cada 5 minutos pode-se observar a formação de alguns pedacinhos que se dá o nome de Caseína, pois o suco de limão é composto por Acido Cítrico e nesse momento que acontece a quebra das moléculas grandes do leite formando pela separação de pequenos pedaços da proteína do leite (caseína) do soro.

            Existem outras formas de fazer a coalhada sem o limão, que seria o método natural. Para isso, deve-se colocar o leite em um recipiente sem fervura, por 24 horas aproximadamente. Se caso o leite estiver fervido deverá ficar em média 48 horas, pois, conforme foi citado em algumas matérias anteriores, o leite quando passa pelo processo de fervura, praticamente todas as bactérias são mortas.
            Logo que estiver pronta, a coalhada deve ser colocada em uma panela em fogo baixo e adicionar o açúcar e mexer até dissolvê-lo. Depois será necessário mexer a cada 5 minutos, sempre observando até obter uma cor bege.
            Essa coloração bege se dá pela reação de Maillard, essa reação ou misturas que atinge altas temperaturas com adição de açucares e aminoácidos presentes nos alimentos, no caso da nossa receita presentes no leite. “Segundo o autor e cozinheiro Pedro Frade Quando o cozimento é realizado em alta temperatura, ocorre uma aceleração nas reações químicas, fazendo com que a se evapore da superfície do alimento, e provoque a reação de Maillard.”
         Então caro leitores a nossa receita pode ser servida como lanche da tarde e sobremesa.

Ate à próxima!
Referências

FRADE, P. Belo horizonte. Disponível em:http://www.petitgastro.com.br/reacao-de-maillard-cor-aroma-e-sabor-aos-alimentos/, acesso em 19 de abril de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário