sexta-feira, 15 de julho de 2016

Separação de Misturas – Destilação Simples e Fracionada







        Bolsista: Loys Laynne Rodrigues Sousa


Olá pessoal, dando continuidade à matéria anterior hoje vamos falar sobre destilação simples e destilação fracionada, que são dois métodos de separação de misturas entre sólido – líquido ou líquido – líquido, ambos miscíveis.
A destilação simples é usada principalmente para separar misturas homogêneas entre sólido e líquido, onde os pontos de ebulição das substâncias devem ser diferentes, como por exemplo, o sal de cozinha (NaCl) em água (H2O).
Na destilação simples a mistura será colocada em um balão de destilação com saída lateral sob uma tela de amianto com tripé, aquecido com o bico de Bunsen. Após o aquecimento o líquido com menor ponto de ebulição começa a evaporar e passará pelo condensador onde em sua volta há passagem de água fria, quando entrar em contato com as paredes frias do condensador o vapor se condensa e voltará para o estado líquido, caindo no erlenmeyer. Ao término da transição todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o erlenmeyer e no balão de destilação restará somente o sólido. Esse processo pode ser observado na Figura 1 abaixo.
                                          
                                            Figura 1: Processo de Destilação Simples
                                               

Fonte: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/destilacao-simples-fracionada.htm>
A destilação fracionada é utilizada para fazer a separação de misturas homogêneas entre líquido – líquido que são miscíveis, como por exemplo água (H2O) e etanol (C2H6O). Para realizar essa separação os componentes da mistura devem possuir pontos de ebulição diferentes, mas próximos.
Na destilação fracionada são usados praticamente todos os componentes do sistema da destilação simples, a única diferença é que será colocado antes do condensador uma coluna de fracionamento, como pode ser visto na Figura 2. Ela servirá para separar os vapores das diferentes substâncias. Ao término do processo restará o componente de maior ponto de ebulição no balão de destilação e o outro componente que evaporou se encontrará no erlenmeyer.

                               Figura 2: Processo de Destilação Fracionada
Fonte: < http://quiprocura.net/wordpress/2015/06/29/metodos-de-separacao-de-misturas-pagina-2/>

Diante dessas informações sobre as destilação simples e fracionada vamos resolver alguns exercícios.
Exercícios
1.         A destilação fracionada é usada para separar qual tipo de mistura?
a)        Líquidos homogêneos
b)        Líquidos heterogêneos
c)         Sólido e líquido
d)        Sólidos

2.         Quais são as diferenças entre a destilação simples e a destilação fracionada?

3.         Qual método de separação se utiliza para separar uma mistura entre água e acetona?

4.         Para separar a mistura homogênea entre água e açúcar é usado qual método de separação de mistura? Justifique.

                                                       Respostas
1.         A destilação fracionada é usada principalmente para separar misturas entre líquidos miscíveis, ou seja, líquidos homogêneos, tais como água e álcool. Resposta certa letra “a”.
2.         A destilação simples separa misturas entre sólido e liquido já na destilação fracionada há uma coluna de fracionamento para a separação de líquidos homogêneos.
3.         Para separa água e acetona pode ser utilizado a destilação fracionada, pois, esse método é recomendado para separar misturas entre líquidos homogêneos, com pontos de ebulição diferentes.
4.         Para separa água e açúcar pode ser usado a destilação simples que faz a separação de misturas homogêneas entre sólido e líquido. Como por exemplo: sal e água ou água e açúcar.


Referências:
FONSECA, Martha. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1. ed – São Paulo: FTD, 2010.
FELTRE, Ricardo. Química. 6. ed. – São Paulo: Moderna, 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário