sexta-feira, 15 de julho de 2016

Medicamentos FITOTERÁPICOS







      
Bolsista: Karla Matias

Caros leitores, nesta matéria iremos abordar sobre um tipo de medicamento diferente que merece atenção e alguns cuidados, são os fitoterápicos.
O que são esses medicamentos?
Fitoterápicos são medicamentos que tem como seu princípio ativo, as drogas derivadas dos vegetais.

                 Figura 1: Medicamentos fitoterápicos (derivados da planta medicinal)
Mas não vamos confundir fitoterápico com planta medicinal. As plantas medicinais, são aquelas que possuem a capacidade de aliviar ou curar enfermidades e que têm uma tradição de uso. Para consumo é preciso conhecer a planta, saber onde encontrar e principalmente como prepará-la. No entanto, quando a planta medicinal é submetida a um processo de industrialização para se obter um medicamento, dá-se o nome de fitoterápico.
Como todo e qualquer remédio, os fitoterápicos também podem fazer mal a saúde, caso não sejam administrados corretamente. Alguns dos problemas apresentados podem vir a ser alteração na pressão arterial, no sistema nervoso central, entre outros.
Por isso os cuidados ao se optar pelo uso destes produtos são os mesmos destinados aos outros medicamentos. É importante procurar um profissional da área, seguir corretamente as instruções da bula, informar ao médico responsável sobre alguma alergia ou contra reação, ter cuidado ao misturá-lo com outros medicamentos, não consumi-lo com bebidas alcoólicas e sempre desconfiar de produtos que anunciam milagres.
Uma planta medicinal bastante conhecida e que ao ser industrializada se obtém um medicamento é a Aloe vera, popularmente conhecida como “babosa”.

       Figura 2: Aloe Vera (Planta conhecida como babosa)      Figura 3: Aloe vera industrializada



Esta planta possui inúmeras ações medicinais, dentre elas podemos citar a nutritiva, pois é bastante utilizada na forma de chás contra anemia, a hidratante, comumente usada para hidratação dos cabelos e pele e anti-inflamatório, obtendo uma rápida cicatrização, evitando inflamações.
Esse medicamento pode ser consumido em forma de pílulas, encontradas em farmácias, também em forma de chá e gel. Além de ser um componente bastante comum em produtos de belezas.

Volto a lembrar, essa matéria é de caráter informativo, para melhores esclarecimentos e uso deste medicamento, procure seu médico.

Até mais galera e aproveitem ao máximo todas essas dicas.


Referências:
MELO JG; SANTOS AG; AMORIM ELC; NASCIMENTO SCN; ALBUQUERQUE UP. Medicinal Plants Used As Antitumor Agents In Brazil: An Ethnobotanical Approach. Acessado em 16/05/2016.
ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/anvisa/home.  Acessado em 19/05/2016.
SAÚDE MELHOR, Dicas Para Manter A Saúde Em Dia. http://www.saudemelhor.com/aloe-vera-para-que-serve-beneficios/. Acessado em 20/05/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário