Bolsista: Líria
Amanda
Olá Pessoal!
O
filme “Depois da Terra” (ver na figura 1) é uma ficção futurista dirigida por M. Night Shyamalan e protagonizado pelo
ator Will Smith e seu filho Jaden Smith. A trama retrata a situação dos seres
humanos depois de 1000 anos com a ocorrência de um cataclisma em que a Terra se
tornou um lugar impossível para a sobrevivência humana. Então os seres humanos
passaram a se abrigarem no planeta Nova Prime e a viverem em naves espaciais.
Figura 1: Capa do filme.
Fonte: Muito
Além 2013
Nesse novo planeta em que se instalaram, existe
a disputa entre os alienígenas, para o ocuparem. Então os alienígenas criaram
seres capazes de destruir humanos. Essas criaturas não enxergavam, mas
conseguiam detectar os seres humanos através do medo liberado pelos feromônios.
Esses monstros ficaram conhecidos como ursas. As organizações humanas passaram
a lutar pela não extinção da humanidade. O famoso Coronel Cypher Raiger (Will
Smith) conhecido como fantasma era isento de medo e tornara invisível às Ursas
e assim as destruía.
Os feromônios são substâncias químicas
liberadas pelos insetos (ver nas figuras 2 e 3), para encontrar parceiros da
mesma espécie para a reprodução. As formigas, para encontrar o caminho de volta
para o formigueiro, utilizam os feromônios. No geral essas substâncias são essenciais
na comunicação dos insetos e animais na busca de alimentos, parceiros e entre
outras. [1]
Figura
2:
Feromônios de Abelhas
Fonte:
Química Nova na Escola
Figura
3:
Feromônios de Formigas
Fonte:
Química Nova na Escola
A ciência tem relutado com a questão de
feromônios em seres humanos, mas acredita-se na existência dessas substâncias
no organismo humano. Mas são substâncias de difícil extração. [2]
Ao retonar da missão o Coronel Cypher
Raiger encontra a sua família. E depois parte para sua ultima missão. Devido a
sua ausência como pai decide levar o filho Kitai Raige e unir os laços paternos. Mas na viagem ocorre uma
tempestade de meteoros desviando do destino. Em meio ao tormento a única
solução era pousar no planeta Terra. Mas devido os estragos da chuva de
meteoros a nave se despedaça antes de pousar sob o solo. Os tripulantes morrem
restando somente o Coronel Raiger e Kitai.
Para sair do planeta Terra era necessário
acionar o sinalizador emergência que avisava socorro para o espaço. Mas por
causa da queda o sinalizador mais próximo tinha estragado. E o ultimo
sinalizador estava na calda da nave, que devido à queda estava aproximadamente
uns 100 quilômetros de onde eles se encontravam. No acidente o Coronel Raiger
quebrou as duas pernas e a única solução era enviar seu filho na busca pelo
sinalizador. A roupa que Kitai usava
servia de rastreamento e comunicação. Entre o kit de sobrevivência que fazia
parte da roupa possuía um inalador, que continha oxigênio.
O oxigênio é um elemento químico (ver na
figura 4). E o ar que respiramos para a nossa sobrevivência é constituído, em
média, por 20,95% de gás oxigênio (O2). No filme, depois do terceiro
milênio a Terra não apresenta esse elemento essencial para a sobrevivência
humana. [3]
Figura
4:
Oxigênio
Fonte: Quimlab
O filho do Coronel Rainger passa por
diversos desafios até chegar ao local onde se encontrava o sinalizador, pois o
planeta Terra estava infestado de animais selvagens, e mais evoluídos. Ao
encontrar o sinalizador, Kitai percebe
que uma Ursa, que estava enjaulada na nave e tinha escapado, se
encontrava próxima do sinalizador então ele enfrenta seu medo e o dissipa
daquela circunstância e assim vence o terrível monstro. No final ao acionar o
sinalizador pai e filho são resgatados e é recuperado o amor entre eles.
Referências
[1] Pibid Química – UEM. Feromônios - o Perfume dos Insetos.
Disponível em: < http://pibidquimicauem.blogspot.com.br/2012/05/feromonios-o-perfume-dos-insetos.html>
Acessado em: 28/07/2016.
[2]
Disponível em: < http://feromonio.com.br/o-que-e-feromonio-ele-realmente-funciona/> Acessado em: 28/07/2016.
[3]
PEIXOTO. E. Oxigênio. Química Nova na Escola. N° 7,
MAIO 1998.
[4] Disponível em: < http://muitoalem2013.blogspot.com.br/2015/02/filme-depois-da-terra.html> Acessado em: 28/07/2016.
[5] QUADROS. A. Os Feromônios
e o Ensino de Química. Química Nova na
Escola. N° 7, MAIO 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário