terça-feira, 23 de agosto de 2016

Origem dos Medicamentos

                                                                                                                         
                                                                                                          Bolsista: Karla Matias

                                                                                                                                                                                                                                       
 Você sabe como surgiu o primeiro medicamento? As primeiras tentativas para curar ferimentos e até mesmo algumas enfermidades? Nesta matéria iremos falar sobre esses assuntos.
            Desde os primórdios os povos já ansiavam em descobrir algo que curasse as doenças, ou que pelo menos aliviasse a dor quando algum acidente acontecia.
        Ainda nas cavernas os seres que ali habitavam, faziam compressas com folhas para colocar sobre os ferimentos, evitando assim sua exposição. Ali já era o início de uma grande descoberta, pois com o passar dos tempos eles puderam observar que determinada planta aliviava a dor e até mesmo ajudava a cicatrizar as lesões.
          Galeno (129 - 199 aC), o fundador da farmácia, foi responsável por anunciar sobre o uso de plantas e vegetais para a cura de diversas doenças. Anos mais tarde, no século XV com o surgimento da mídia suas teorias foram divulgadas e a humanidade aprendeu a utilizar as plantas em forma de chás.



         No século XIX alguns médicos e farmacêuticos começaram a relacionar suas descobertas com a química, para que se pudessem desenvolver melhorias nas substâncias responsáveis pela farmacologia.
      Nos dias atuais, podemos observar milhares de medicamentos, mais de um para uma mesma função, afim de que isso fosse possível, vários estudos e pesquisas foram realizados. Até hoje, para que se lance um novo medicamento no mercado é necessário tempo, paciência e recursos financeiros.
         A química está presente em todos os tipos de medicamentos. Sua aplicação na farmácia é contínua e envolve vários temas e assuntos específicos, no entanto, não irei aprofundar nesse assunto. O intuito desta matéria é mostrar a vocês o quanto a química está presente em nossa vida, desde os primórdios, apenas não se apresentava conhecimentos e estudos científicos.

É isso! Espero que tenham gostado. Até breve!


Referências:
Química na farmácia a origem dos medicamentos: http://www.webartigos.com/artigos/quimica-na-farmacia-origem-dos-medicamentos/46146/. Acessado em: 18/06/2016.
Sobre a Química dos Remédios, dos Fármacos e dos Medicamentos. http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/03/remedios.pdf. Acessado em 20/06/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário