terça-feira, 13 de setembro de 2016

A química dos ecossistemas aquáticos – ENEM

Bolsista: Camilla Carla dos Santos Silva

          Olá pessoal, como estão? Vamos aprender um pouco sobre como a química está inserida nos ecossistemas e como isso pode ser cobrado no ENEM? Hoje vou discutir um pouco o problema causado pelo excesso de CO2 na atmosfera e suas consequências para os animais aquáticos!
Figura 1: CO2 nas indústrias
Fonte: Google Imagens

          A Química Ambiental trata de conhecer e estudar os processos químicos (mudanças) que ocorrem no meio ambiente, tal como as suas devidas consequências. Sabemos que as indústrias são responsáveis pela maioria da emissão de gases no mundo inteiro, como: monóxido de carbono (CO), monóxido de nitrogênio (NO), dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de carbono (CO2). E qual o problema do acúmulo desses gases na atmosfera?
           Bom, a poluição atmosférica acarreta prejuízos à saúde humana, à camada que protege a terra de raios nocivos e até mesmo destrói patrimônios públicos. Porém, hoje focaremos nas consequências do acúmulo de CO2 na atmosfera e sua decorrência no ecossistema dos oceanos. A questão apresentada na figura 2, do ENEM 2014, mostra as reações que acontecem quando o gás carbônico (CO2) é dissolvido nos mares:
Figura 2: Questão 62 – ENEM 2014
Fonte: ENEM

                Logo após o enunciado, se indaga qual seria o resultado do excesso de CO2 para os recifes de corais. Como iremos responder essa questão? Lembrando da composição dos corais e relacionando-a com os conceitos apresentados na pergunta!
            De acordo com a Revista Mundo Estranho (2011), os esqueletos calcários são compostos de carbonato de cálcio (CaCO3), aminoácidos e proteínas. Logo, podemos afirmar que o íon carbonato (CO3-2) é muito importante na composição dos corais. Portanto, ao ocorrer a dissolução do gás carbônico (CO2) no oceano, o equilíbrio existente será alterado. Porque?
            Quando o CO2 se dissolve nos oceanos, torna suas águas mais ácidas e diminui a disponibilidade dos íons carbonato (CO3-2), sobretudo nas regiões polares da Terra. Essa diminuição se dá pelo aumento de íons carbonato no mar, provenientes da reação entre CO2 e H2O. Veja na equação 1:

Equação 1                CO2(g) + H2O(l) ------ 2H+(aq)  + CO3-2(aq)
           
            A absorção desse gás pelos oceanos impede que pequenos moluscos produzam suas conchas calcárias, o que comprometeria toda a cadeia alimentar e representaria uma séria ameaça ao equilíbrio ambiental. (Ciência Hoje, 2005) Uma vez que a composição química do mar é imprescindível na manutenção da vida dos ecossistemas, qualquer alteração pode prejudicar o seu funcionamento!
            Pessoal, como podemos concluir, a resposta certa é a letra E! O excesso de CO2 na atmosfera acarreta em danos nos corais, os quais tem seus esqueletos calcários prejudicados.
            Até a próxima postagem, galera!
            Abraços

REFERÊNCIAS

Revista Ciência Hoje Online, 2005. “Aumento do CO2 na atmosfera ameaça ecossistemas marinhos” Disponível em: http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/563/n/aumento_do_co2_na_atmosfera_ameaca_ecossistemas_marinhos. Acesso em 05 set. 2016.


Revista Mundo Estranho Online, 2011. “Como os moluscos formam suas conchas?” Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/mundo-animal/como-os-moluscos-formam-suas-conchas/. Acesso em 06 set. 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário