terça-feira, 13 de setembro de 2016

JARDIM DE SAIS

Bolsista: Marielle Toledo Silva

Olá galerinha, no experimento deste mês vamos aprender a fazer um jardim aquático formado por sais, e tudo bem colorido. A formação deste jardim se dá pelo processo de osmose, muito comum em nosso cotidiano. Para saber como realizar esta experiência e conhecer um pouco mais desta propriedade coligativa, continue lendo.

Figura 1: Jardim de sais
Fonte: Manual do mundo.
MATERIAIS:
·         Béquer de 500 mL ou pote de vidro com boca larga.
·         250 mL de silicato de sódio.
·         250 mL de água destilada.
·         Bastão de vidro ou colher.
·         Cristais de cloreto de cobalto, sulfato de cobre, cloreto de ferro III, cloreto de cálcio, sulfato de níquel e cloreto de manganês.

 PROCEDIMENTO:
Coloque no béquer ou pote de vidro 250 mL de silicato de sódio, complete o frasco com a água e agite com o bastão de vidro, até que a solução fique homogênea.
Adicione os maiores cristais que encontrar de cada um dos sais utilizados. Observe o que acontece após a adição de cada sal.

EXPLICANDO O EXPERIMENTO:
Quando os sais metálicos utilizados no experimento entram em contato com a água pode se observar diversas cores, conforme apresentado no quadro 1:
Quadro 1: Cor dos elementos em contato com água.
Elemento.
Cor apresentada em contato com água.
Cálcio
Branco
Cobalto
Azul escuro
Cromo
Verde escuro
Cobre
Verde/ azul claro
Manganês
Branco ou rosa claro
Níquel
Verde
Fonte: Seara das Ciências.
A partir do momento que os sais entram em contato com o silicato de sódio, também conhecido como vidro líquido, acontece uma reação química com os íons metálicos dos sais, formando assim um precipitado gelatinoso em volta dos mesmos. Essa camada gelatinosa age como uma membrana semipermeável, deixando passar água, porém retendo o sal, fazendo com que de tal modo ocorra o processo de osmose.
Segundo Santin (2001) o processo de osmose pode ser entendido como:
um fenômeno natural que ocorre quando duas soluções de concentrações diferentes são separadas por uma membrana semipermeável, isto é, uma membrana que dá passagem a um certo tipo de moléculas e não a outras. Haverá uma movimentação líquida, através da membrana, no sentido da solução mais diluída para a mais concentrada, com uma tendência de uniformização das concentrações (SANTIN, 2001, p. 2).
Neste experimento a concentração de sal dentro da membrana é maior do que do lado de fora, quando a água entra na membrana ela estica-se até o rompimento, formando mais precipitado. A medida que esse processo vai se repetindo o jardim de silicato vai crescendo.



REFERÊNCIAS

SEARA DA CIÊNCIAS. Química: Jardim de silicatos. Universidade Federal do Ceará.

SANTIN, S. C. F. Osmose. Série Experiências demonstrativas, 2001.

THENÓRIO, I. Experiência do Jardim Químico. Disponível em: <http://www.manualdomundo.com.br/2013/12/experiencia-de-quimica-do-jardim-quimico/>. Acesso em: 13/08/16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário