terça-feira, 13 de setembro de 2016

VITAMINA D

Bolsista: Karla Soares Matias

Oiiii pessoal! Vocês sabem qual a importância da vitamina D e de onde ela é extraída? É sobre este assunto que iremos tratar nesta matéria.

É bastante comum encontrar a vitamina D nos alimentos de origem animal, principalmente nos peixes, contudo a quantidade presente nesses alimentos não é o suficiente para atender as necessidades do nosso organismo. A maior obtenção desta vitamina é através dos raios solares, assim é importante adotar o hábito de exposição ao sol de 15 a 20 minutos por dia.
Figura1. Atum
Fonte: www.minhavida.com

Mas porque necessitamos dessa tal vitamina D?
A vitamina D é muito importante para o nosso organismo, pois diminui os riscos do câncer de pele, de osteoporose, gripes, resfriados e até problemas cardíacos. Em mulheres grávidas previne contra as chances de aborto espontâneo durante o primeiro trimestre.
Com a correria do nosso dia a dia é difícil ter um tempo para o solzinho da manhã, por isso já existem medicamentos próprios para restaurar essa vitamina em nosso corpo.

Figura2. Vitamina D3
Fonte: http://www.iherb.com/life-extension-vitamin-d3-7-000-iu-60-softgels/46282


Figura 3. Estrutura da vitamina D
Fonte: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/04/vitamina-D3.jpg


          Quando consumida de acordo com as orientações médicas, a vitamina D não causa efeitos colaterais, porém se ingerida em excesso pode ocasionar problemas nos rins devido ao aumento na absorção do cálcio.

Por isso, nunca se automedique, procure sempre a orientação de um médico. 

Na tabela a seguir podemos observar alguns alimentos que possuem a vitamina D.

Figura 3. Alimentos que possuem vitamina DFigura 3. Alimentos que possuem vitamina D
Fonte: http://chaenatural.com.br/prevencao/onde-encontrar-vitamina-d/

Muito interessante esta informação, não é mesmo leitores? Espero que tenham gostado. Até breve.

Referências
Vitamina D Brasil. Disponível em: <https://vitaminadbrasil.org/2013/02/23/10-sintomas-de-deficiencia-de-vitamina-d-que-voce-precisa-reconhecer/>. Acessado em 20/08/2016.
Minha vida. Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17540-vitamina-d-conheca-os-beneficios-e-como-obter-essa-substancia>. Acessado em 19/08/2016.




Um comentário: