segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Colírios

Bolsista: Karla Soares Matias

Olá Leitores! Vocês já devem ter ouvido falar sobre os colírios oculares, provavelmente a maioria utilizou ou conhece alguém que fez o uso deste medicamento. Hoje iremos conhecê-lo um pouco mais.
Existe vários tipos de colírios oculares, cada um com uma determinada função. Por isso, antes de adquirir o medicamento deve-se consultar um médico para que ele possa fazer um diagnóstico e assim orientá-lo quanto ao uso e tratamento mais indicado para o seu problema.

Figura1. Colírios
Fonte: https://www.tuasaude.com/colirio/

Dentre os diversos tipos de colírios temos:
Colírios Lubrificantes, responsáveis por lubrificar os olhos. Estes são mais utilizados por pessoas que utilizam lentes de contato. Um exemplo desse colírio é o Dunason, sua fórmula é o Sulfato de Condroitina.

Figura 2. Dunason

Fonte: http://www.onofre.com.br/dunason-colirio-15ml/14888/06


Colírios Antibióticos, são utilizados para tratar infecções bacterianas. Podemos citar o Zymar, que contém em sua fórmula o antibiótico conhecido como gatifloxacino.

Figura 3. Zymar
Fonte: http://www.bulasderemedios.com/bula-do-zymar-antibiotico/

Colírios Anti-inflamatórios, esse tipo é utilizado principalmente para processos pós cirúrgicos. Citamos o Acular, sua principal fórmula é o trometamol cetorolaco 0,4%.

Figura 4. Acular
Fonte: http://www.bulasderemedios.com/bula-do-acular-ls-colirio/

Colírios Antialérgicos, em caso de irritabilidade ocular e/ou coceiras, esse tipo de colírio é o mais indicado. Como por exemplo o Relestat, sua fórmula contém o cloridrato de epinastina 0,05%.

Figura 5. Relestat
Fonte: http://www.allergan.com.tw/products/Pro_Info.asp?nn=123&kind_id=43&class_id=1

Apesar de bastante utilizado, este medicamento precisa ser receitado por um profissional da área, pois o uso incorreto pode vir a causar alguns problemas e além disso, é preciso alguns cuidados ao aplicar o produto, tais como:
·         Não encostar o frasco nos olhos;
·         Inclinar a cabeça ou deitar-se para melhor efeito;
·         Caso necessite usar mais de um tipo de colírio, aguardar cerca de 5 minutos para aplicação entre um e outro;
·         Utilizar somente a dosagem recomendada pelo seu médico.

Então pessoal, fiquem atentos ao utilizar este medicamento. Espero ter-lhes passado uma boa informação. Até breve!

Referências:
DROGA RAIA, Colírios Lubrificantes. Disponível em: <http://www.drogaraia.com.br/saude/visao/colirios-lubrificantes.html>. Acessado em: 20/09/2016.
TUA SAUDE, Tipos de colírios e para que servem. Disponível em: https://www.tuasaude.com/colirio/. Acessado em: 19/09/2016.
PFIZER, É preciso atenção na hora de aplicar os colírios. Disponível em: http://www.pfizer.com.br/sala-de-imprensa/releases/%C3%A9-preciso-aten%C3%A7%C3%A3o-na-hora-de-pingar-col%C3%ADrios. Acessado em: 18/09/2016.


2 comentários: