quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A importância da vitamina C – Parte 1

Bolsista: Líria Amanda
Olá Pessoal!
Quem já ouviu falar sobre os benefícios da vitamina C? Com certeza sabemos que para amenizar os efeitos de uma gripe a vitamina C é essencial. Mas alguns anos atrás, o cientista Linnus Pauling acreditava que megadoses vitamínicas ingeridas por dia poderia prevenir algumas doenças como gripes e o câncer de colón. Porém, estudos revelam que a inserção dessa substância não evita que a doença ocorra, mas reduz a gravidade. A seguir iremos falar sobre a importância da vitamina C e os riscos adquiridos por sua ausência.
Os mamíferos das classes da cobaia, primatas, alguns pássaros e alguns peixes não sintetizam a vitamina C como ocorre na maioria dos animais, precisando integrar essa substância na dieta. Isso ocorre, por não possuírem a “enzima gulonolactona oxidase, envolvida na biossíntese do ácido L-ascórbico (vitamina C) a partir de D-glicose, sendo a mesma obtida através da ingestão dos alimentos.” [1], [2].
A vitamina C é importante na construção do tecido conjuntivo na forma de colágeno que tem como função juntar os tecidos da pele, músculos, vasos sanguíneos, tecidos em cicatrização e outras estruturas corpóreas. A ausência desse ácido pode causar a doença chamada escorbuto (ver na figura 1e 2) que trouxe um número elevado de mortes. Sua origem foi registrada pelos egípcios em 1500 a. C. e é caracterizada pela desconstrução do tecido conjuntivo. Em seu estágio mais avançado causa pequenas hemorragias devido aos vasos sanguíneos frágeis, perda dos dentes, difícil cicatrização de feridas e reabertura das feridas antigas, dor nos ossos e degeneração, e falência cardíaca.

Figura 1: Escorbuto na criança
Fonte: História com Gheisa

Figura 2: Escorbuto manifestação nos dentes
Fonte: saudemedicina.com

O escorbuto foi uma doença muito comum no passado e por séculos ocasionou grande risco para a sociedade. As vítimas mais afetadas eram os navegadores, e em suas longas viagens as frutas cítricas e as verduras não estavam presentes. E assim a maioria dos tripulantes morria nas viagens afetadas pelo escorbuto.
O primeiro estudo relacionado à dieta para a cura do escorbuto foi realizado em 1747, por James Lind um médico da esquadra britânica naval. Em suas pesquisas Lind fez um teste com 12 homens que apresentavam os sintomas da doença, e os dividiu em pares. O tratamento consistia em 6 tipos diferentes o mais eficiente na cura foi apresentado pela inserção de frutas cítricas (duas laranjas e um limão) na dieta. Em 1753, James publica o livro Treatise of the scurvy, mas as autoridades da época não dão importância aos seus métodos de tratamento. E assim o escorbuto continua a afetar a esquadra britânica para a exploração. Somente em 1776, James Cook utilizou os procedimentos de Lind, acrescentado frutas cítricas em suas embarcações e assim seus homens sofreram muito pouco do escorbuto.
O isolamento da vitamina C para o tratamento do escorbuto foi um grande desafio para a Química Moderna.  Em 1923, o bioquímico Húngaro Albert Szent-Gyorgy isolou um composto semelhante ao do repolho roxo que atuava como agente redutor. Depois de fazer experimentos com animais e este não apresentou nenhuma evidencia de cura do escorbuto. E seu nome ficou conhecido como ácido hexurônico. Mas a dúvida permanecia se este composto era realmente o fator antiescorbuto.
Nesse mesmo período o químico Glen King tentava isolar a vitamina C com um grau de sucesso. Em seus testes ele utilizava porquinhos-da-índia para averiguar a presença da vitamina C. Um de seus estudantes filhos de Húngaros, Joseph Svirbely retornou a sua cidade de origem. E mostrou para Szent-Gyorgy o procedimento que comprovaria que o ácido hexurônio era idêntico à vitamina C. Então Szent-Gyorgy consegue sintetizar a vitamina C (ver na figura 3). E com essa descoberta Svirbely descreveu para seu mentor Glen King que logo em seguida publicou o trabalho. Até hoje o meio cientifico não sabe a quem atribuir os méritos da descoberta.

Figura 3: Síntese da vitamina C
Fonte: Química Nova na Escola

Na próxima matéria estarei falando sobre as propriedades, as fontes alimentares para uma dieta saudável e a importância da vitamina C na sociedade. [1], [3].
Espero que tenham gostado, até a próxima!

Referências

[1] FIORUCCI. A. et al. Química Nova na Escola. A Importância da Vitamina C na Sociedade Através dos Tempos. N° 17, MAIO 2003.

[2] Disponível em: http://www.fap.com.br/fapciencia/006/edicao_2010/003.pdf Acessado em: 20/09/2016.

[3] NELSON. D. COX. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. - 5ª edição. – Porto Alegre: Artmed, 2011.


[5] Disponível em: < http://www.saudemedicina.com/escorbuto/> Acessado em: 20/ 09/ 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário