quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O INCRÍVEL OVO DE AÇO

Bolsista: Marielle Toledo Silva

Olá galerinha do blog, desta vez iremos fazer com que um ovo de galinha fique parecido com uma minibola de canhão. E um ponto interessante é que você pode utilizar materiais encontrados na cozinha da sua casa.
Então vamos entender o porquê deste efeito tão legal ocorrer. Para saber mais sobre este experimento continue lendo.

Figura 1: Experimento ovo de aço
Fonte: Manual do mundo.

Materiais:
1 ovo de galinha branco ou vermelho.
2 garfos.
2 elásticos.
1 vela.
1 copo de 200 mL com água.

Procedimento:
Este experimento é muito simples de ser realizado, primeiramente pegue os garfos e prenda-os de frente um para o outro utilizando os elásticos.
Em seguida coloque o ovo no meio das pontas dos garfos, de modo que fique preso. Acenda a vela e coloque o ovo sobre o fogo, deixe ficar bem preto de fuligem.
A seguir jogue-o na água e terá a impressão de que o ovo é feito de ferro.

Explicando o procedimento
Neste experimento ocorre uma combustão, reação química entre um combustível e um comburente, com liberação de energia, formando produtos. Na queima da vela, a parafina e o gás oxigênio são os reagentes, formando como produto o dióxido de carbono e vapor d´água.
No cotidiano essas reações são essenciais para o desenvolvimento de diversas atividades que necessitam do calor (energia térmica) para serem desenvolvidas.
A combustão da parafina (vela) é incompleta, liberando assim a fuligem, partícula sólida muito pequena, preta, gordurosa, composta de carbono, proveniente da decomposição química ou física de compostos orgânicos.
A combustão incompleta de produtos orgânicos se dá quando a quantidade de oxigênio não é suficiente para consumir todo o combustível, tendo-se como produto nessas reações monóxido de carbono e água.
Ao se jogar o ovo dentro do copo, uma camada de ar é formada entre a fuligem e a água, ou seja, as duas não se misturam e assim um efeito prateado toma conta do ovo.
O efeito prateado não permanece por muito tempo, isso ocorre devido o ar não permanecer por um longo período entre as duas superfícies e as partículas de fuligem começarem a escapar e subir para o topo do copo.

Referências
LISBOA, J. C. F (org.). Química 3. São Paulo: Edições SM, 2010.
THENÓRIO, I. O ovo de aço: experiência com hidrorrepelente. Disponível em: <http://www.manualdomundo.com.br/2015/06/experiencia-ovo-de-aco/>. Acesso em: 13/08/16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário