quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O QUE É GORDURA “TRANS”?

Bolsista: Valdirene Sodré

Olá, pessoal!
Hoje iremos falar sobre uma importante reação química presente em nosso dia a dia a “Hidrogenação”. É isso mesmo! parece estranho, mas esse processo químico está muito presente nos alimentos que consumimos, como: nos biscoitos, nos sorvetes, nas batatas fritas, nos pães, em bolos, entre outros. Sabe o que tem de comum nesses alimentos?  A gordura Trans.
As gorduras Trans são um tipo específico de gordura formada pelo processo de hidrogenação. São lipídios insaturados que contêm uma ou mais ligações duplas isoladas (não conjugadas) em uma configuração trans e estão presentes principalmente nos produtos industrializados.

FIGURA 1: alimentos que a presentam gordura trans 
Fonte: http://brasil.uol.com.br/saude-na-escola/conteudo/composição-quimica-das-gorduras.htm

As gorduras são derivadas predominantemente dos ácidos graxos saturados, pertencentes ao grupo dos lipídios, e tem como componente principal os triacilgliceróis. Veja a reação química genérica de formação do triacilglicerol.

FIGURA 2: reação de formação de um triacilglicerol


Fonte: http://brasil.uol.com.br/saude-na-escola/conteudo/composição-quimica-das-gorduras.htm

A gordura Trans, tem origem animal (que é aquela presente nas carnes ou no leite), a famosa banha que nossas vovós utilizam para fazer feijoada ou a manteiga de leite que fazem um delicioso biscoito caseiro. Que é uma delícia! Como também os de origem vegetal como, azeite, óleo de coco, óleo de milho e outros, são importantes à saúde por que são saturadas, portanto, é de mais fácil absorção pelo organismo.
Há também a gordura industrializada que é feita por meio da adição de hidrogênio, é aquela do supermercado bem lisa e brilhante. Você sabe por que ela tem essa caraterística? Esse tipo de alimento passa por um processo chamado Hidrogenação, que nada mais é que a adição de hidrogênio aos óleos vegetais tornado- os mais sólido, com um prazo de validade e com um sabor agradável.  Quimicamente, estamos falando da reação de adição que ocorre da seguinte forma.
  
A hidrogenação catalítica é também conhecida como reação de Sabatier- Senderens e constitui em meio de obter alcanos a partir de alcenos. Essa reação do gás hidrogênio (H2) é catalisada por um metal como níquel (Ni), platina (Pt) ou paládio (Pd), por isso o nome catalítica.
Esses catalisadores possuem a função de acelerar a reação e de aderir à superfície, assim as moléculas de gás hidrogênio, como as de alceno, ficam aderidas à superfície do metal (isto é, são absorvidas por ele), o que provoca o enfraquecimento das ligações tornando mais fácil a reação.
É importante lembrar que o consumo exagerado de alimentos ricos em gorduras Trans aumentam o risco de problemas cardíacos e obesidade, pois aumentam o colesterol total e também o LDL, que é o colesterol ruim, e reduzem o colesterol bom, o HDL. Vale lembrar que devemos ler os rótulos dos alimentos para identificar se há adição de gordura Trans nesse alimento e procurar evita-lo. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, o consumo não pode ultrapassar mais de 2 gramas de gorduras trans por dia.
 
FIGURA 3: tabela nutricional contida nas embalagens.
Fonte:www.ucg.br/ucg/agencia/home/secao.asp.
Agora que vocês já sabem do perigo de alimentos industrializados, fiquem de olhos bem abertos e atenção aos rótulos!
Até a próxima matéria.


Referências
ANVISA. Agência nacional de vigilância sanitária. Disponível em:< http:/portal.anvisa.gov.br/alimentos/gordura _trans > acesso em : 28 de out.2016
MERÇON, F. O que é uma gordura trans. Química nova na escola, v. 32, n. 2, p. 78-83, 2010.
PERUZZO, M.F. Química na abordagem do cotidiano. 4° ed. São Paulo: Moderna, 2006. p 182 a 185.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário