quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Anticoncepcionais

Bolsista: Karla Soares Matias

Olá leitores, hoje falaremos sobre um medicamento bastante conhecido, principalmente por nós mulheres, as famosas pílulas de anticoncepcionais.
Creio que todos sabem qual a função dessas pílulas, uma vez que é utilizada como um dos métodos contraceptivos para evitar gravidez indesejada, além disso, muitas mulheres também usam para controlar o ciclo menstrual.
Existem vários tipos de pílulas anticoncepcionais presentes no mercado, as mais utilizadas são as compostas por estrogênio e progesterona.
Exemplos de Anticoncepcionais.
Figura 1. Ciclo 21
Fonte: http://www.procuromaissaude.com/2014/04/ciclo-21-levonorgestrel-015-mg.html

O ciclo 21 é o medicamento mais usado em todo o Brasil devido seu baixo custo, diante disso, muitas pessoas adquirem o produto sem uma prescrição médica, fato este que não é recomendável.

Figura 2. Yasmin
Fonte: http://www.meuanticoncepcional.com/category/anticoncepcional-yasmin/

O contraceptivo Yasmin é bastante utilizado por mulheres que sofrem de retenção de líquido, visto que um de seus hormônios, a drospirenona, possui benefícios especiais funcionando como um diurético suave.  

Figura 3. Selene
Fonte: http://seuguiadesaude.com.br/anticoncepcional-selene/

Já a pílula Selene é indicada para pessoas que possuem problemas de ovários.
Mas afinal, porque elas evitam a gravidez? É isso que iremos discutir nessa matéria.
Os compostos Estrogênio e Progesterona são bem semelhantes ao hormônio feminino. A pílula age mantendo uma constante concentração desses hormônios evitando assim a ovulação.
Além disso, os componentes progestagênicos atuam sobre o muco cervical e sobre o endométrio. O endométrio fica sem condições de permitir a implantação de um embrião, e no muco, acontece um engrossamento, o que dificulta a entrada do espermatozoide.
Algumas pessoas não se adaptam ao uso de pílulas anticoncepcionais, chegando a apresentar sintomas tais como: vômitos e mal-estar, por isso antes de decidir utilizá-las procure um ginecologista, ele irá prescrever o anticoncepcional adequado para o seu tipo de organismo.

Galera é isso, espero ter contribuído mais um pouco com vocês. Até a próxima!  

Referências:
Gineco.com.br. Disponível em: <http://www.gineco.com.br/saude- feminina/metodos-contraceptivos/>. Acessado em: 19/10/2016.
Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe – RIUFS. Informações dos adolescentes sobre métodos anticoncepcionais. Disponível em: <http://ri.ufs.br/handle/123456789/829>. Acessado em: 20/10/2016.
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP - Projeto PIBID. Disponível em: <http://gpquae.iqm.unicamp.br/textos/T2.pdf>. Acessado em: 21/10/2016.






Nenhum comentário:

Postar um comentário