terça-feira, 6 de dezembro de 2016

STRANGER THINGS, AS FOTOGRAFIAS



Bolsista: Izaulino Silva Lima Júnior

Na série americana Stranger Things lançada em 2016, conta a história do menino Will (Noah Schnapp), o qual some misteriosamente e faz com que os familiares, a polícia e principalmente os amigos corram atrás do desaparecido. No quarto episódio da primeira temporada, Nancy (Natalia Dyer) reconhece o monstro sem rosto em uma fotografia preto e branco que Jonathan (Charlie Heaton), irmão de Will, havia tirado.



Figura 1. Capa da Série.

Fonte: media.netflix.com

Hoje impressoras bastantes tecnológicas conseguem imprimir as fotos com uma resolução muito superior em um curto tempo. No entanto, para revelar uma foto preto e branco, são necessários soluções químicas. Em 1727 o alemão Johann Heinrich Schulze descobriu que os raios solares provocam um escurecimento no nitrato de prata (AgNO3) (Robert Leggat,1995), isso permitiu a captura de imagens com mais facilidade.
Para a revelação de fotos utilizando tal processo são necessários soluções químicas como um revelador, um interruptor e um fixador. O revelador é uma solução alcalina que transforma íons de prata em metal de prata escurecendo a imagem, pelo processo de óxido redução. O interruptor, uma solução de ácido acético glacial é o que interrompe o processo do revelador. E o fixador é uma solução salina, o qual preserva a imagem removendo os cristais de prata que não reagiram com a luz solar, pode-se utilizar o tiossulfato de sódio (Na2S2O3) nesse procedimento. Logo em seguida ocorre a lavagem utilizando água, com o propósito de remover todos os resíduos que se fixaram durante o processo evitando manchas.
Após esse processo é gerado um filme. Para ocorrer todo esse processo é necessário uma sala preparada como um laboratório de fotografia analógica, haja vista que não pode ter contado com a luz, pois o nitrato de prata reage com a luz. Por isso o espaço deve igualmente estar equipado com iluminação de segurança vermelha e de luz branca, com a finalidade de apenas visualizar os resultados obtidos.
 
Figura 2. Laboratório de fotografia analógica.
Fonte: thales.cica.es


Referências
Personagens da série Stanger Things, disponível em <https://media.netflix.com/en/press-releases/worldwide-search-discovers-young-ensemble-cast-to-star-in-new-original-netflix-series-stranger-things-migration-1> acesso em 05 de nov. de 2016.
Dr. Robert Leggat. A History of Photography from its beginnings till the 1920s. © Robert Leggat, 1995, disponível em <http://lnx.phototeka.it/documenti/Cenni_storici_fotografia.pdf> acesso em 12 de nov. de 2016.
Martins, Kelly Cristine B. REVELAÇÃO QUÍMICA EM PRETO E BRANCO NA ERA DIGITAL. Revista educação, volume 8 n.1, 2013, disponível em <http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/1397/1184> acesso em 05 de nov. de 2016.
Filipe Salles. Processamento do negativo - a revelação fotográfica. Disponível em <http://www.mnemocine.com.br/index.php/fotografia/34-tecnica-de-fotografia/172-revelacao> acesso em 12 de nov. de 2016.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário