terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Agrotóxicos nos alimentos




Bolsista: Karla Matias.


            Olá pessoal. Hoje vamos falar sobre um assunto bastante conhecido por todos, os agrotóxicos! Esses compostos são muito utilizados nas grandes plantações para um melhor crescimento dos mesmos.
            Define-se agrotóxicos como produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso em produtos agrícolas, para acabar com pragas ou doenças. Os agrotóxicos são substâncias que agem diretamente em organismos vivos, podendo matá-los ou controlá-los de algum modo, interferindo no processo reprodutivo dos alimentos.
            É bem comum vermos em feiras e frutarias, alimentos grandes e belos, e claro que vamos diretamente na direção deles. Mas o que realmente interessa é que são nesses alimentos, perfeitos visualmente, que estão localizados grande parte dos agrotóxicos.

Figura 1. Símbolos dos produtos agrotóxicos.

Fonte: http://www.ozengenharia.com.br/blog/tag/agrotoxicos/

            Como podemos ver na imagem acima, os agrotóxicos são bastante perigosos. Segundo Koifman & Hatagima (2003) ao ingerir um grande número de agrotóxicos, o equilíbrio endócrino de seres humanos e animais podem ser desregulados, sendo que estaria também associada a cânceres, a modificação na razão entre sexos ao nascimento, infertilidade, más-formações congênitas no trato genital masculino e a modificações na qualidade do sêmen.
            Outra informação importante, é que muitos elementos químicos conhecidos, podem ser encontrados na composição dos agrotóxicos, como por exemplo, o bromo, o carbono, o cloro, o enxofre, o fosforo, o hidrogênio, o nitrogênio e o oxigênio.

Figura 2. Tabela contendo algumas estruturas químicas presentes nos agrotóxicos.
Fonte: http://quimicanarocaiubifg.blogspot.com.br/2013/10/a-quimica-dos-agrotoxicos.html

Na tabela anterior, podemos observar a aplicação e as características de dois agrotóxicos muito usados, o glifosato e a deltametrina. O primeiro contém fósforo em sua estrutura e o segundo, bromo e cianeto. E observem, são aplicados em muitos tipos de cultura. 
            Caros Leitores, vamos ter cuidado ao comprar nossos alimentos, se possível faça uma horta em casa, assim você estará sabendo o que coloca em sua mesa para você e sua família. Espero ter ajudado.
            Até a próxima matéria!



Referências:
BRAIBANTE, Mara Elisa Fortes. ZAPPE, Janessa Aline. A química dos agrotóxicos. Química Nova na Escola, vol. 34, nº 1, 2012.
JARDIM, Isabel Cristina Sales Fontes, ANDRADE, Juliano de Almeida, Resíduos de agrotóxicos em alimentos: uma preocupação ambiental global. Departamento de Química Analítica, Instituto de Química, Universidade Estadual de Campinas. Acessado em: 19/01/2017, disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/23847/1/S0100-40422009000400031.pdf
SOARES, Wagner Lopes. Uso dos agrotóxicos e seus impactos à saúde e ao ambiente: uma avaliação integrada entre a economia, a saúde pública, a ecologia e a agricultura. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2010. Acessado em: 20/01/2017, disponível em: http://bvssp.icict.fiocruz.br/pdf/25520_tese_wagner_25_03.pdf.


Nenhum comentário:

Postar um comentário