terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Velozes e Furiosos, Nitro

Bolsista: Izaulino Silva Lima Júnior

            Velozes e Furiosos é um filme no qual a velocidade não possui limite, lançado no dia 28 de setembro de 2001 no Brasil, conta a história de um policial, que infiltra-se no mundo dos rachas (corrida ilegal entre automóveis, que naturalmente coloca em risco a vida dos participantes e de pessoas) para encontrar os misteriosos pilotos que andam roubando caminhões nas estradas dos Estados Unidos, dirigindo três Honda Civic pretos. Na procura, o policial disfarçado Brian O'Conner (Paul Walker) para não levantar suspeitas trabalha em uma loja, de peças para carros de corrida de rua, e um desses itens é o kit de nitro, que aumenta a potência do motor.
Figura 1. Capa do filme

Fonte: imdb.com
O nitro ou como realmente é nomeado segundo as normas da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry), o monóxido de dinitrogênio pode ser utilizado em motores de combustão interna com o objetivo de se obter um aumento de potência. Da mesma forma que turboalimentação, a injeção de óxido nitroso nas câmaras de combustão tem como objetivo elevar a massa de oxigênio injetada. Neste caso, o óxido nitroso diminui o aquecimento da câmara de combustão, fazendo com que uma quantidade maior de mistura ar-combustível seja injetada na mesma. Isto permite queimar maior quantidade de combustível numa mesma câmara de combustão.
Posteriormente quando é aquecido deliberadamente, quebra-se a ligação covalente dativa entre o átomo de nitrogênio com o oxigênio conforme, Figura 2, desse modo há muito mais comburente, no caso o oxigênio, para ser utilizado durante o processo de combustão em motores. O monóxido de dinitrogênio além de ser utilizado em carros, é também utilizado em foguetes como alternativa do hidrogênio líquido.
Figura 2. Fórmula de Lewis do N2O

Fonte: Elaborado pelo autor

Outro uso bastante conhecido do N2O é como sedativo, popularmente conhecido como gás hilariante ou gás do riso, e é utilizado em clínicas odontológicas, no entanto possui algumas advertências, tendo em vista que a inalação pode causar náuseas e vômitos. Por conseguinte para obter-se o N2O é necessário realizar uma decomposição do nitrato de amônio (NH4NO3). De acordo com a seguinte reação: NH4NO3(s) → N2O(g) + 2H2O(g).

Referências
  • CÓNSUL Julia María Díaz, THIELE Daniel, VESES Renato Cataluña e BAIBICH Ione Maluf. DECOMPOSIÇÃO CATALÍTICA DE ÓXIDOS DE NITROGÊNIO. Revista Química Nova, Vol. 27, No. 3.
  • Personagens do filme Velozes e Furiosos. Disponível em <http://www.imdb.com/title/tt0232500/> acesso em 14 de jan. de 2017.
  • História da utilização do nitro. Disponível em <https://holley.com/about/nos/history/> acesso em 14 de jan. de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário