quinta-feira, 30 de março de 2017

Sully: O Herói do Rio Hudson, Ponte de Hidrogênio

Bolsista: Izaulino Silva Lima Júnior

A água é essencial para a vida (C. M. B. M. Rocha, 2006), e apresenta uma tensão superficial, que é uma característica, a qual serviu como explicação para o evento ocorrido no filme Sully: O Herói do Rio Hudson, lançado em 2016, dados retirados do Internet Movie Database (www.imdb.com), que é baseado em uma história real de um acidente que poderia ter sido uma tragédia, retrata a história de um piloto de avião Chesley ‘Sully’ Sullenberg (Tom Hanks), que ao decolar de um aeroporto nos Estados Unidos, vê a turbina do avião sendo atingida por pássaros e sem muitas opções para aterrissar com segurança, o piloto experiente escolhe pousar na água, sobre o rio Hudson salvando todos os passageiros e os tripulantes, obtendo êxito.

Imagem 1: Capa do filme.
Fonte: imdb.com

Sabe-se que a molécula de água (H2O), é uma substância química  caracterizada como simples, e apresenta pólos, devido a alta eletronegatividade do átomo de oxigênio e a baixa eletronegatividade do átomo de hidrogênio portanto, é uma substância polar. Essa polaridade presente na molécula da água ocasiona a força intermolecuar, denominada ponte de hidrogênio.
As pontes de hidrogênios de acordo com o livro Princípios de Quimica 3ª edição do Atkins, exercem uma função importante na manutenção da forma de moléculas. As ligações do tipo hidrogênio são atrações intermoleculares, ou seja, são atrações que acontecem com moleculas iguais ou diferentes entre um átomo de hidrogênio com um átomo mais eletronegativo, podendo ser o Flúor, o oxigênio ou o nitrogênio.

Figura 2: Ponte de hidrogênio na molécula de água
Fonte: quipibid.blogspot.com.br

Na molécula da água a ponte de hidrogênio ocorre entre o átomo de hidrogênio de uma molécula de água com o átomo de oxigênio presente em outra molécula de água. Segundo o livro Princípios de Quimica 3ª edição do Atkins a ponte de hidrogênio “É uma ligação forte- cerca de 10% de uma ligação covalente típica – que domina todos os demais tipos de interação intermolecular”.
Essa força de coesão entre as moléculas de água ( as pontes de hidrogênio) produz uma tensão superficial.  E segundo Abílio Soares Gomes e Etiene Clavico (2005), “a tensão superficial é uma propriedade dos líquidos e ocorre devido às forças de atração que as moléculas internas do líquido exercem junto às da superfície.”, ou seja, as moléculas de água da superfíce sofrem apenas atração entre outras moléculas de água nas partes laterais e na parte inferior, na parte superior está em contato com o ar conseguinte, a atração será diferente.

Referências

·         Personagens do filme Sully: O Herói do Rio Hudson, disponível em, <http://www.imdb.com/title/tt3263904/?ref_=nv_sr_1> , acesso em 08/02/2017.

·         Abílio Soares Gomes e Etiene Clavico. Propriedades Físico-Químicas da Água. UFF- DBM. 2005.

·         ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. Editora bookman,3ª edição, 2006.

·         C. M. B. M. Rocha. Avaliação da qualidade da água e percepção higiênico-sanitária na área rural de Lavras, Minas Gerais, Brasil, 1999-2000. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, set, 2006.

Um comentário:

  1. Este filme ultrapassou minhas expectativas,Clint Eastwood adaptou a história de uma maneira impressionante, ele também dirigiu 15:17 Trem Para Paris. Eu recomendo, é um dos melhores filmes de drama, acho que o ator principal fez um trabalho excepcional e demonstrou suas capacidades, adoro assistir filmes de drama! É um filme que vale muito a pena ver. Adorei a participação de Anthony Sadler. Espero poder seguir de pertos seus próximos projetos para a evolução do seu trabalho. Realmente recomendo!

    ResponderExcluir