sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Protetores solares e sua importância para nossa pele



Bolsistas: Loane Machado dos Reis
Bolsistas: Taynara Carneiro Silva
Olá, pessoal! Hoje vamos falar de um assunto que não pode ficar sem esclarecimentos.... O protetor solar e sua importância para nossa pele.

Não é de hoje que as dúvidas existem sobre qual melhor protetor. Qual fator utilizar? Qual o ideal para sua pele? Enfim, que marca usar?

Bem, vamos começar devagar! No Brasil a maior parte do ano há Sol e com a chegada do verão devemos ter ainda mais cuidado, ou seja, o uso de protetores solares deve fazer parte da nossa rotina diária. Iremos apresentar diversos fatores que nos levam a utilizar protetor solar: evitar manchas na pele, queimaduras, insolação, flacidez, câncer na pele causado pelo longo período de exposição ao Sol entre outros fatores. 

O aumento considerável da radiação relacionado diretamente ao aquecimento global nos leva a uma reflexão sobre os cuidados com a nossa pele. Os filtros solares ou protetores solares são substâncias que aplicadas sobre a pele protegem a mesma contra a ação dos raios ultravioletas do Sol (ARAÚJO, 2008). Com isso é de suma importância conhecer as faixas de radiação UV (100 a 400nm) conforme ilustra a Figura 1.

Figura 1: Faixas de radiação UV

E agora vamos conhecer as principais características dos filtros solares:

UVA: Responsável pela indução do bronzeamento ou pigmentação por meio do escurecimento da melanina, não causa eritema (vermelhidão da pele causada por vasodilatação dos capilares cutâneos), no entanto, com tempo, causa danos ao sistema vascular e induz o câncer da pele. 

UVB: Ocasiona queimaduras, eritemas solares, causa envelhecimento precoce das células, além de aumentar os riscos de mutações fatais deixando os sintomas de um câncer camuflados.  Essas reações podem ir desde o estímulo de produção de melanina até leves queimaduras e mutações no DNA que têm sido mais frequentes nos últimos anos (FLOR; DAVOLOS e CORREA, 2006).

UVC: Essa radiação contém elevadas energias, isto é, extremamente prejudicial ao ser vivo, não ultrapassa a estratosfera.

O especialista Thomas Fitzpatrick classifica a pele em 6 tipos; 1 e 2, peles muito brancas e brancas; 3 e 4, peles ligeiramente morenas e morenas; 5 e 6, peles muito morenas e negras. Características determinantes para escolha do produto certo, como pele oleosa, seca ou extra-seca; as diversas marcas lançam diversas opções. Vale ressaltar que temos que ser criteriosos nas nossas escolhas. Mas na realidade é uma questão bastante peculiar de pessoa para pessoa e o tempo para que surjam eritemas em sua.

Ainda precisa considerar o fator que define sua função de protetor solar (FPS). Nesse sentido, ao considerarmos as condições climáticas, estação do ano, localizações geográficas e determinados períodos do dia uma pessoa de pele clara entre os tipos 1 e 2 exposta ao Sol sem proteção por apenas vinte minutos, com proteção 300 minutos com FPS 15. Pois o que determina o fator e o tempo que uma pessoa pode ficar ao Sol sem danos pode ser pelo fator escolhido. Assim, quanto maior o FPS, maior será o tempo de proteção. O valor do FPS é calculado pela Equação:




Os filtros ou protetores solares podem ser orgânicos ou inorgânicos com seus efeitos químicos e físicos. São produtos químicos destinados a proteger a pele quando utilizados de forma correta. 

Filtros orgânicos: são formados por moléculas orgânicas capazes de absorver a radiação UV (alta energia) e transformá-la em radiações com energias menores e inofensivas ao ser humano.

Filtros inorgânicos: Os filtros solares inorgânicos são representados por dois óxidos, ZnO (Óxido de Zinco) e TiO2 (Dióxido de Titânio). Esses filtros solares representam a forma mais segura e eficaz para proteger a pele, pois apresentam baixo potencial de irritação, sendo, inclusive, os filtros solares recomendados no preparo de fotoprotetores para uso infantil e pessoas com peles sensíveis.


É importante ressaltar também que o uso de protetor solar não está ligado somente aos dias de Sol, mas também para o inverno e que se utilizado na dosagem errada pode causar danos à nossa pele, já que sua eficácia está intimamente relacionada à maneira como o utilizar. Portanto, fiquem atentos aos cuidados com sua pele, principalmente quanto ao período de aparecimento de eritemas.

Referencias bibliográfica
ARAUJO, T. S. E.; SOUZA S. O. Protetores Solares e os efeitos da radiação Ultravioleta. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 4, n. 11, Ago. 2008. Acessado em: 30/09/2018
FLOR, J.; DAVOLOS, M. R.; CORREA, M. A. Protetores Solares, Agosto 2006. Disponível em: Acesso em:01/10/2018
http://ref.scielo.org/kj6jz2, acessado em:04/10/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário