domingo, 25 de novembro de 2018

QUÍMICA NO ENEM

                Bolsistas: Bruna
                Bolsistas: Neir



E aí galera, gostaram da última prova do ENEM? Nesse post vamos analisar uma das questões da prova do ENEM/2012 questão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: na área de conhecimento da Química. Tomei como base a prova do caderno azul, veja a figura 1. Com a intenção de esclarecer as dúvidas geradas sobre a questão. Tópico: Funções Orgânicas.



                                      Figura 1: ENEM-2012-Questão 49 caderno azul



Fonte: FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Dicas de Química Orgânica para o Enem. Disponível em: <https://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/enem/dicas-quimica-organica-para-enem.htm.>.


Antes de resolvê-la, vamos relembrar de alguns conteúdos importantes da química orgânica que envolve a resolução desta questão.
 A Química Orgânica é a área que estuda os compostos formados pelo carbono “C”. Como o carbono é tetravalente, ele realiza quatro ligações, que podem ser simples, duplas ou triplas, essas ligações químicas podem ser entre átomos de carbono ou entre o carbono e outros átomos.

Funções Orgânicas
A primeira coisa que você precisa dominar para preparar-se para as questões de Química Orgânica no Enem é reconhecer as funções orgânicas. Para tal é preciso saber identificar  de acordo com a tabela 1, os grupos funcionais que constituem essas funções que são cobrados com muita frequência, por isso ,estude esse conteudo.

Tabela 1: Grupos Funcionais
Nome da funções
Caracteristica
Grupos funcionais




Hidrocarbonetos
Possuem apenas C eH
Alcanos: apenas ligação simples na cadeia.
Alceno: uma ligação dupla.
Alcino: uma ligação tripla.
Ciclocano: um alcano de cadeia fechada.
Aromático: possui anel benzenico




Álcoois
Função oxigenda.
Hidroxilas (-OH) ligados a um carbono.


Éteres
Função oxigenda.
Oxigenio ligados entre duas cadeias carbono.


Fenóis
Função oxigenda.
Hidroxila (-OH)  e carbono ligados  ao anel benzeno.
Aldeídos
Função oxigenda.


Cetonas
Função oxigenda.
São compostos que têm um grupo carbonila (C=O) ligado a dois carbonos




Ácidos Carboxilicos
Função oxigenda.
São compostos que no final das cadeias de carbonos têm um grupo hidroxilo (-OH) e um grupo Carbonilo (C=O) ligados ao mesmo carbono.


Ésteres
Função oxigenda.
São compostos que na cadeias de carbonos têm um grupo carbonila (C=O) ligado a um carbono e o mesmo carbono ligado a um oxigênio.




Aminas
Função nitrogenada.
São compostos que no terminal (ou no meio) de uma cadeia de carbonos têm um grupo amina (-NH2 , -NH- ou –N-- ).



Amidas
Função nitrogenada.
São compostos que têm um átomo de (N) ligado ao grupo carbonilo (C=O).


Derivado de hidrocarboneto pela a substituiçao de um ou mais atamo de hidrogenio pelo atamo de halogênio (X=Cl, B..)

Observações
1.     Não confudir a função dos fenóis com  dos álcoois (ambos possuem o gurpo OH).
2.    Não confudir a função dos aldeídos com das cetonas (ambos possuem o grupo carbonila C=O).

Nomenclatura
A Nomenclatura IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada, em português), foi criada para auxiliar o estudo das funções orgânicas. Nela você também encontrará, a nomenclatura oficial segundo as regras da IUPAC para os compostos orgânicos, e a forma correta de escrever cada um dos compostos ogânicos.

Dicas de Química Orgânica, que é um conteúdo bastante recorrente no Enem. A quantidade de questões que envolvem essa matéria cresce cada vez mais. Sempre que for analizar uma cadeia de carbono, deve-se indentificar e destacar qualquer elemento diferente do carbono, isso facilitara na identificação das funções orgânicas. Assim ao analizar as funçôes dadas na questão  podemos afirma quais as funções presente nas biopesticidas, piretrina e coronopilina. Na Piretrina, temos uma ligação dupla de oxigênio (C=O) e outra simples de oxigênio (C−O), entre elas encontra-se um carbono, e a cadeia  continuando caracterizando um éster. Já na outra função na mesma molécula da peretrina, temos uma dupla ligação com o oxigênio (C=O) isolando, carbonila caracterizando a cetona. E na coronopilina tem três funçoes orgânias, novamente uma ligação dupla de oxigênio (C=O) e outra simples de oxigênio (C−O), entre elas encontra-se um carbono, e a cadeia  continuando caracterizando um éster, e outra carbonila (C=O) isolando  representando a função cetona, na mesma molécula  encontra se no superior dela uma hidroxila(-OH)   ligada a uma cadeia de cabono caracterizando a função álcool, De acordo com a figura 2. Potanto podemos concluir que as funções encomum presentes simultaneamente nos dois biopetiscidas são éster e cetona, assim afirmando que a respota correta do gabarito e alternativa b).

Figura 2: Indentificação das Funções.

Fonte: Google imagens.

Comentário: De uma maneira geral essa questão tem como classificação de nível baixo questão simples e clássica de reconhecimento de funções orgânicas, e a abordagem da questão relacionada ao meio ambiente. O aluno deve ficar atento aos elementos químicos diferentes de carbono e hidrogênio. Esses sempre representam (isolados ou em conjunto) uma função orgânica.

REFERÊNCIAS
 ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Disponível em:
<https://www.suapesquisa.com/enem/>. Acesso em 12 setembro de 2018.
SERPA, Luiz. Química no Enem: confira os assuntos que mais caem no exame. Disponível em:
Conteúdos de Química para o Enem. Disponível em:
Funções Orgânicas. Disponível em:
<https://www.todamateria.com.br/funcoes-organicas/>. Acesso em 18 setembro de 2018.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Dicas de Química Orgânica para o Enem. Disponível em: <https://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/enem/dicas-quimica-organica-para-enem.htm>. Acesso em 18 setembro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário