segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SÍNTESE DA AMÔNIA

Bolsista: Walmira Gomes

    Olá colegas do Quipibid! Hoje vamos falar do processo de síntese da amônia, que foi uma das mais importantes descobertas científicas do século XX. Essa descoberta, contudo, é de enorme importância e foi determinante para configurar a situação econômica e ambiental existente atualmente em nosso planeta.

    Embora o nitrogênio seja um componente majoritário da atmosfera terrestre, ele está presente apenas na forma gasosa N2, incapaz de ser aproveitada diretamente pela imensa maioria dos seres vivos. Por isso, estes se tornam dependentes da atividade de organismos como algumas espécies de bactérias capazes de captar o N2 atmosférico e fixá-lo em compostos químicos utilizáveis pelos seres vivos. Dentre esses compostos, destaca-se a amônia, formada por um átomo de nitrogênio e três de hidrogênio. Essa molécula pode ser transformada em nitritos e nitratos, essenciais para a produção tanto dos fertilizantes nitrogenados quanto de explosivos e armamentos.

Lixo doméstico: como reduzi-lo e diminuir seu impacto no ambiente

Bolsista: Andressa Guimarães


"Do total produzido nas casas, apenas 2% é destinado à coleta seletiva", afirma a bióloga Elen Aquino, pesquisadora do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema), da Universidade de São Paulo. O restante vai parar em lixões a céu aberto ou, na melhor das hipóteses, em aterros sanitários cuja capacidade máxima já está próxima do limite. Para piorar o quadro, muitas vezes o cidadão toma o cuidado de separar metais, vidros, plásticos e papéis acreditando que esses materiais serão reciclados, mas as empresas de limpeza contratadas pela prefeitura acabam por misturá-los num mesmo caminhão. 

QUAL O ESTADO FÍSICO DO FOGO?

Bolsista: Gisléia Chaves
Oi amigos do Quipibid! Alguma vez vocês já tiveram curiosidade de saber se o fogo possui estado físico? Pois bem, a matéria de hoje nos traz informações interessantes sobre esse assunto.
                    

O fogo faz parte do nosso dia a dia e é utilizado de várias maneiras. Em sua forma mais comum pode resultar em incêndio, que tem o potencial de causar dano físico através da queima.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A QUIMICA NO BRASIL

Bolsista: Walmira Gomes
   
Olá colegas do Quipibid! Hoje vamos falar sobre a história da química no Brasil.
O desenvolvimento tardio da química no Brasil tem raízes históricas. Em Portugal, no período do descobrimento, ao contrário do que estava ocorrendo em outros pontos da Europa, a alquimia não floresceu. A quantidade de ouro e outros bens de valor que os navegadores portugueses levaram para o Reino foram suficientes para desestimular qualquer aventura alquimista em busca da pedra filosofal. Mesmo a iatroquímica e o flogístico não despertaram interesse, e apenas em 1772 foi criado na Universidade de Coimbra o primeiro curso superior de química. Vários brasileiros frequentaram o curso nessa época, com destaque para o naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira e para Vivente Coelho de Seabra Silva Telles, que em 1801 adaptou a nomenclatura química de origem latina criada por Lavoisier para a língua portuguesa e que basicamente é usada até hoje, com as devidas modificações trazidas pelo progresso da ciência.
Um dos alunos de Silva Telles foi José Bonifácio de Andrade e Silva, um dos personagens centrais do movimento da independência. José Bonifácio foi um dos mais importantes mineralogistas de sua época e é conhecido como o “patriarca dos químicos brasileiros”. Por volta de 1800 ele descobriu dois minerais, a partir dos quais descobriu-se em 1818 o elemento Lítio.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A letalidade do envenenamento por gás sarin


Bolsista: Roniel Francisco

Olá pessoal do QUIPIBID, hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do jornal o popular, sobre o uso de gás sarin na Síria.


Notícia:

Londres, Reino Unido – A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou ontem (16/09/2013) que armas químicas foram usadas num ataque na Síria do dia 21 de agosto, nos arredores de Damasco. Os inspetores do órgão relatam provas do gás sarin, mas não apontam os responsáveis por disseminá-lo.

Desde 2011, a Síria vive um conflito civil entre forças da oposição e o governo do ditador Bashar al-Assad. “Nossa conclusão é que armas químicas foram usadas no conflito em andamento entre as partes, também contra civis, incluindo crianças, em grande escala”, diz o relatório.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Térbio (Tb)

Bolsista: Leonice Paraguai

Olha galerinha do blog! Hoje estou aqui mais uma vez para levar algumas informações para vocês de mais um Elemento Químico, o Térbio, muitos de vocês não devem conhecê-lo, ele não é muito citado, enfim, vamos ao que interessa, vamos nutrir nossos neurônios com conhecimento científico.
O térbio é um metal de transição interna, branco prateado levemente acinzentado, pertencente aos lantanídeos ou terras-raras. É um metal macio, mole e flexível que é facilmente cortada com uma faca afiada. Foi descoberto no ano de 1943 por Monsander, no minério de ítrio juntamente com érbio cujo, as impurezas restantes da purificação do érbio em 1942, continham o térbio, o metal foi nomeado em homenagem a cidade de Ytterby na Suécia. São conhecidos 21 isótopos de térbio que variam de 145Tb a 166Tb, somente o isótopo 159Tb, é estável para a formação do elemento.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Criminal Minds(Mentes Criminosas)

Bolsista: Mônika Cristina


                                    

Esta série relata o enredo policial americano relacionado a “Unidade de Análise Comportamental”, que é uma esquadra de elite do FBI. Quando não existem mais provas para investigar uma sequência de crimes, a equipe que analisa mentes criminosas é acionada, para investigar os crimes cometidos a fim de antecipar os próximos movimentos do assassino, e assim impedi-los que cometam novos delitos.
           
 Bem, podemos nos perguntar o que esta série tem em comum com a química?  Pois, ela também pode ser uma aliada no desenrolar de crimes, que é a “Química Forense”, e hoje vamos conhecer um pouco sobre essa área de investigação criminal.