domingo, 20 de agosto de 2017

Como assim? Química nas roupas?

Bolsista: Elimar Neves Pereira      

Olá galera!
Sabe-se que a química é sempre presente no nosso dia a dia ;  e quem não gosta de se vestir bem, seja para o melhor conforto ou até mesmo para evidenciar a beleza? Pois aí entra mais uma vez a química nos ajudando a vestir bem e com mais conforto.
Através do petróleo ou do gás natural extrai-se a nafta que gera o etilenoglicol, o ácido tereftálico , o dimetiltereftalato, a  acrilonitrila entre outros; são através desses produtos que vão dar origem aos fios e fibras de poliéster¹, a poliamida mais conhecida como náilon², a fibra acrílica e ao elastano; esta fibras misturadas ou não com fibras naturais como a lã e o algodão permitem a criação e produção de tecidos melhores, mais resistentes, mais elásticos, com melhor caimento e forma.

Figura 1

Fonte: http://www.srtasenhorita.com/blog/2013/08/qual-o-problema-com-o-poliester/image-6/

Figura 2

Fonte: http://modasuacara.blogspot.com.br/2010/03/historia.html

A fabricação de fibras sintéticas é bem recente, mas gerou uma verdadeira revolução na forma do homem se vestir; as meias femininas que moldam as pernas não as escondem mas as protegem e as tornam mais insinuantes são produzidas com fibras sintéticas; a maciez das langeries são por causa das fibras sintéticas; as roupas de ginastica, são elásticas e resistentes proporcionadas pelas fibras sintéticas.
Mas não é só nas roupas que existem fibras sintéticas e artificiais; elas também são usadas nos tecidos de sofás, carpetes, lençóis, toalhas de mesa, pneus, automóveis e muito mais, tudo isso tem origem na química, que também fornecem corantes e pigmentos que são necessários para dar cores alegres e vibrantes as fibras e fios.
                                                                   

Figura 3

Fonte: http://illuminatielitemaldita.blogspot.com.br/2013/04/roupas-quimicas-quais-as-toxinas.html

As roupas jeans, por exemplo, é um tipo de tecido que mais utiliza a química em sua composição, trazem reações de oxidação e redução nas etapas de produção; inicialmente eram feitos de lona e não tinham o azul característico, depois passou a utilizar um tecido mais maleável e resistente, o denim; depois surgiu a ideia de tingir o tecido de azul utilizando o corante índigo; com o tempo o jeans passou a receber uma serie de tratamentos químicos e físicos para diferencia-los, para tornar as peças nos mais diferentes tipos de tonalidades e efeitos.
Algumas lavagens como o clareamento ou bleaching; a corrosão, délavé, destroyed utilizam processos de oxidação e redução, alguns com permanganato de potássio para obterem suas mais diversas lavagens fazendo com que a química esteja cada dia mais presente em nosso dia a dia facilitando e tornando nossa vida mais bela.  

Figura 4

Fonte: http://textileindustry.ning.com/m/discussion?id=2370240%3ATopic%3A607700

REFERÊNCIAS:

http://abiquim.org.br/estudante/tododia/05.asp
http://textileindustry.ning.com/m/discussion?id=2370240%3ATopic%3A607700
Feltre, Ricardo, 1928-Química.4. ed. São Paulo: Moderna, 1994.3 p.
http://modasuacara.blogspot.com.br/2010/03/historia.html








Tatuagens e a Química

Bolsista: Elimar Neves Pereira   
  
 Olá pessoal, para quem gosta de tatuagens ou quer saber mais sobre o assunto fique ligado nesta matéria!
Figura 1

Fonte:  https://br.pinterest.com/explore/lotus-mandala-tatuagem-912564518367/    

A arte das pinturas corporais existe desde a pré-história a mais de 5 mil anos, onde os povos cobriam os corpos com desenhos,e até mesmo marcas de cicatrizes adquiridas nas guerras e caças eram consideradas tatuagens, e como estas eram sinônimo de vitalidade os homens passaram a se marcar com a criação de desenhos feitos com tintas vegetais e espinhos.

Figura 2: Tatuagens indígenas antigas

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-no-tingimento-dos-cabelos.htm     

No Brasil a técnica da tatuagem moderna chegou em 1959 pelo Dinamarquês Knud Harold Lucky Gegersen, mais conhecido como Mr. Tattoo que utilizou suas técnicas de desenhista e pintor e popularizou a tatuagem no Brasil; apesar da história a tatuagem foi inventada e reinventada várias vezes com diferentes intenções, motivos, técnicas e resultados.
As tatuagens vem evoluindo com o tempo a através da química em seu desenvolvimento elas começam a dar um passo decisivo de mudanças; com novas tintas removíveis as tatuagens perdem sua característica marcante; a de ser um compromisso para o resto da vida.
A tabela periódica é um arranjo que tem a função de características dos elementos e previsão de comportamento de reações; os elementos da família B, os elementos de transição, eles são os que possuem a característica de formar compostos coloridos e por isso são muito utilizados na fabricação de vidros coloridos e nas tatuagens.
As tintas das tatuagens são obtidas em sua maioria por suspensão de um corante num líquido apropriado como por exemplo: água, álcool, glicerina ou uma mistura destas; as tintas pretas são geralmente  óxidos de carbono; as azuis são sais de cobre ou óxidos de cobalto; as brancas dióxido de titânio, óxido de zinco ou carbonato de chumbo, estes pigmentos estabilizam sob a pele tornando a tatuagem definitiva; mas com o avanço da química existe as tintas removíveis que são corantes que podem ser absorvidos e degradados pelo organismo e permitem que as tatuagens feita com estes corantes fiquem na pele somente o tempo que a pessoa tatuada quiser.

Figura 3: pigmentos orgânicos utilizados nas tintas

Fonte: https://petquim.wordpress.com/2014/08/07/tatuagens-sob-o-ponto-de-vista-quimico/

Cada vez mais existe técnicas que permitem combinações químicas e traz tatuagens com imagens mais trabalhadas e coloridas; mas como a maioria das cores são provenientes de metais pesados, suas concentrações com o tempo podem vir a causar algum dano a saúde por se acumularem no organismo; como por exemplo anemia, câncer de pulmão e próstata, asma, fibrose pulmonarentre outras, sendo desta forma sempre bom regular o uso destes pigmentos permanentes com os temporários.
Bom galera depois de verem esta matéria pensem bem antes de se tatuarem, e se tiverem dúvidas façam as que são temporárias antes de se marcarem definitivamente; por hoje é só, até a próxima matéria...

REFERÊNCIAS:

https://mundodastatuagens.com.br/historia-da-tatuagem-no-brasil/?ref=about-tattoos  acessado dia 20/04/2017 ás 19:48hs
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/tatuagens-sob-ponto-vista-quimico.htm  acessado dia 24/04/2017 ás 20:00hs
https://petquim.wordpress.com/2014/08/07/tatuagens-sob-o-ponto-de-vista-quimico/  acessado dia 24/04/2017 ás 20:34hs

http://www.aquimicadascoisas.org/?episodio=a-qu%C3%ADmica-das-tatuagens  acessado dia 24/04/2017 ás 22:30hs

Cabelos Coloridos


Bolsista: Elimar Neves Pereira

Figura 1: Cabelos coloridos


Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-no-tingimento-dos-cabelos.htm     

Olá galera seguidora do Blog!!
Trouxe um tema super em alta para vocês hoje; as tintas para cabelo, aquelas tintas super, mega , ultra coloridas para vocês arrasarem , vamos lá...
O ato de colorir os cabelos é super tendência entre as mulheres e a cada dia mais surgem homens aderindo a essa moda, sempre na intenção de mudança ou disfarçar aqueles cabelinhos brancos que insistem em aparecer denunciando nossa idade; mais não esqueçam que é superimportante antes de pintar os cabelos saber sobre o processo de pintura, qual a melhor tinta, se seu cabelo não tem outra química que possa atrapalhar a cor escolhida ou até mesmo se não prejudicará você que quer pintar os cabelos; sempre tem que se pesquisar e escolher o melhor profissional para te ajudar nas escolhas e no tratamento após a química...Fiquem alertas!!
  
Figura 2: Cabelo sem tintura


Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-no-tingimento-dos-cabelos.htm     

As tinturas para cabelos podem ser de origem natural ou sintéticas e também se classificam em temporárias, progressivas, semipermanentes ou permanentes; cada uma tem componentes específicos para o tipo de ação que querem realizar.

·                    As temporárias duram pouco tempo, saem com o ato de lavar os cabelos com xampus, são compostas de ácidos de massa molar alta que ficam apenas na parte superficial dos cabelos;
·                    As progressivas basicamente compostas de sais metabólicos, exemplos são as tinturas que contem o elemento Chumbo (Pb), ela dura um pouco mais que as outras tintas porém tem a questão de conter Chumbo(Pb) que pode se acumular no organismo causando males; para isso existe a ANVISA(Agência Nacional de Vigilância Sanitária)  que regula a quantidade desse metal usado nas tinturas e outros elementos;

Figura 3: PbO (óxido de chumbo)  misturado com  Ca(OH)2 (hidróxido de cálcio)


Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-no-tingimento-dos-cabelos.htm

·                    As semipermanentes duram um pouco mais que as temporárias por serem utilizadas  juntamente com água oxigenada promovendo a oxidação das cores, como por exemplo a Henna que além dos cabelos são muito utilizadas nos pelos das sobrancelhas;
·                    As permanentes duram muito mais tempo pois penetram melhor nos cabelos, mais podem conter além do Chumbo (Pb) outras substâncias tóxicas ao ser humano como a amônia.
Sendo assim o que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda é seguir algumas dicas como não utilizar tinturas se o couro cabeludo estiver com lesões, procurar bons profissionais, hidratar bem os cabelos e restringir o uso a poucas vezes.
É importante também saber que as tintas mais coloridas não tem descolorantes em sua fórmula, sendo necessário utilizar produtos para descolorir os fios antes da tintura o que torna os cabelos mais frágeis, assim tornando os cuidados com os fios muito mais necessários do que com as tinturas de cores mais comuns.

Figura 4: Tingimento dos cabelos


Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-no-tingimento-dos-cabelos.htm     

Para finalizar galera vou passar pra vocês se caso queiram deixar suas madeixas coloridas e seu estilo mais antenado as melhores marcas de tinturas coloridas e comuns do mercado para vocês arrasarem com a cabeleira;

·                    Coloridas: Manic Panic, Special Effects, Keraton Hand Colors, Crazy Color, Jeans Color, La Riche Directions e Exotic Criativ.
·                    Cores comuns: Keune tinta color, Evolution da Alfaparf, Itallian color Silk, Igora Color, Color Intensy da Amend, Majirel Color Loreal entre outras.
Bom galera, isso foi o tema de hoje, vou ficando por aqui espero ter informado e ajudado vocês; até a próxima Química da Beleza!

REFERÊNCIAS:

http://www.obaoba.com.br/comportamento/noticia/descubra-as-melhores-tintas-fantasia-para-voce-colorir-o-cabelo.   Acessado dia 18/03/17 as 16:58h.
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-no-tingimento-dos-cabelos.htm.  Acessado dia 18/03/17 as 16;30h
https://www.cashola.com.br/blog/beleza/cabelos-coloridos-onde-encontrar-tintas-como-pintar-e-cuidar-488. Acessado dia 18/03/17 as 16;32h



A Química dos Esmaltes


Bolsista: Elimar Neves Pereira
Olá pessoal!
Hoje iremos falar sobre a química da beleza... Quem nunca experimentou um produto novo para se sentir melhor ou até mesmo mais bonita(o)?
Pois bem os esmaltes estão cada vez mais chamativos no mercado, cada dia uma cor mais bonita, brilhante e será que podemos utilizar esses produtos sem medo ou há algo neles que devemos tomar cuidado? 

FIGURA 1: Esmalte de unhas 


Fonte: http://escolakids.uol.com.br/quimica-esmalte.htm

Essa arte de colorir as unhas já é conhecida há mais de três mil anos, pelos mais diferentes povos. Esse produto que faz parte do cotidiano das mulheres considerado um dos queridinhos entre os cosméticos pode esconder alguns riscos, como identifica-los? (ECYCLE, SD)

O QUE SÃO OS ESMALTES?

O esmalte é considerado pela Anvisa um produto cosmético de grau 1 composto de solventes, resinas, plastificantes, corantes e pigmentos (sintéticos ou naturais) cujo objetivo principal é colorir as unhas (ECYCLE, SD).
Os solventes são substâncias utilizadas para misturar os ingredientes do esmalte, dentre eles temos; Tolueno, Álcool isopropílico, Dibutilftalato e formaldeído(formol); as resinas  são polímeros (plásticos) responsáveis pelo brilho e superfície lisa dos esmaltes, por exemplo, a Nitrocelulose; plastificantes como a cânfora por exemplo e  alguns outros componentes como corantes e pigmentos responsáveis por dar cor aos esmaltes (ECYCLE, SD)

FIGURA 2: Estrutura Química do Dibutilftalato
                             

FIGURA 3: Estrutura Química do Formaldeído

                                                      


MEIO AMBIENTE x ESMALTES

Então galera os esmaltes não são recicláveis e se for jogado no meio ambiente pode contaminar a água e solo, e se incinerado produz vapores tóxicos, prejudicando todo o planeta. O que podemos fazer é retirar todo o conteúdo do esmalte restante do frasco e destinar a embalagem ao lixo reciclável de vidro e as tampas ao lixo reciclável de plásticos. Nunca lance o esmalte diretamente nos ralos, simplesmente coloque um pouco de removedor e escorra o esmalte em um papel deixando que com alguns minutos a química presente evapore podendo assim descartar no lixo comum. Devemos nos conscientizar e cobrar do governo medidas preventivas das empresas fabricantes para que esses produtos sejam recolhidos por eles e dados à destinação correta para seus componentes (ECYCLE, SD).
MALES A SAÚDE
Os esmaltes podem causar vários problemas a saúde como coceira e vermelhidão nas unhas, ressecamento e enfraquecimento, descamação  também são comuns às pessoas que utilizam esmaltes. Os componentes dos esmaltes são perigosíssimos à saúde humana quando colocados em excesso nos produtos, e muitos deles podem provocar câncer e outros males. Por isso é preciso estar atento se a formula contém formol, tolueno e outros componentes tóxicos acima do permitido por lei e sempre que houver dúvidas em relação ao produto procurar um médico ou responsável para nos orientar (ECYCLE, SD).

FIGURA 4: Acetona utilizada para remover esmalte das unhas
Fonte: http://escolakids.uol.com.br/quimica-esmalte.htm
           ALTERNATIVA AOS ESMALTES                         
Depois desse texto sabemos que o esmalte não é um produto muito amigável ao nosso corpo e ao meio ambiente, e para nos mantermos livres desses males a melhor forma é não utilizar, mas se parar o uso é uma questão muito difícil, tente começando aos poucos, e verificando o rótulo dos mesmos; lembrando que é uma recomendação dos dermatologistas deixar as unhas naturais, para que elas possam respirar e evitando assim o surgimento de doenças (ECYCLE, SD).
Outra Alternativa é caprichar na hidratação das unhas e cutículas com cremes naturais e os óleos vegetais, cuidando das suas unhas mantendo-as bonitas e hidratadas sem a utilização desse cosmético tão prejudicial ao nosso corpo e ao meio ambiente (ECYCLE, SD).

REFERÊNCIAS:

ECYCLE, Esmalte de unhas. Disponível em: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/3571-composicao-quimica-esmaltes-perigos-saude-humana-formol-tolueno-dibutilftalato-cancer-alergias-coceira-vermelhidao-descamacao-alternativas-naturais-sustentaveis-manteiga-karite-cupuacu-oleo-vegetal-semente-uva-hid.html. Acesso: 16 de agosto.