terça-feira, 30 de abril de 2013

Fabricação do Açúcar

                       Bolsista: Ana Lucia Miranda
Olá leitores do blog Quipibid! Está semana vamos falar de algo delicioso. Quem não gosta de um suco, bolo, balas, enfim de doces? Iremos falar do açúcar que está presente em nossas vidas desde a colonização do Brasil pelos portugueses.
Para o açúcar chega até os supermercados e depois nossas casas, a matéria prima principal a cana de açúcar passa pelas seguintes etapas antes de chegar às usinas: queima das folhas e corte. Nas usinas são descarregadas, lavadas, picadas e esmagadas em moendas e o caldo é extraído após a cana esmagada ser passada por diversas moendas, neste processo cerca de 93% do caldo  da cana é extraído. Aproveita-se tudo da cana; o bagaço muitas vezes é queimado para gerar energia na própria usina ou utilizado para fabricar papel. Com objetivo de remover as impurezas grossas o caldo é coado, para coagular parte da matéria coloidal e precipitar certas impurezas e também modificar o pH ele é tratado com cal. O acido fosfórico e adicionado para clarificar, à mistura agora obtida é aquecida com vapor de AGU- a alta pressão e são decantadas em tanques enormes fabricados para o processo.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Química Viva?


                                                                           Bolsista: Walmira Gomes

Olá galera do Quipidid! Hoje vou falar da Bioquímica que é uma ciência multidisciplinar, que mistura aspectos da química e da biologia no estudo dos processos químicos e organismos vivos. Está, portanto, intimamente ligada com a química por um lado, e com a biologia por outro. Deste modo, o objetivo da bioquímica pode considerar-se, dividido em dois grandes ramos: um diz respeito à composição química da matéria viva, é, no entanto um ramo especializado da química orgânica, e o outro ao metabolismo, ou seja, à dinâmica essencial que tem a ver com os constituintes da matéria viva.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Palpite Químico


Bolsista: Gláucia Lima

É um jogo de tabuleiro, com perguntas relacionadas a vários conteúdos de química, tais como: vidraria de laboratório, substancia químicos elementos químicos e fenômenos físicos e químicos.
Este jogo pode ser trabalhado com qualquer conteúdo, podem ser adaptadas com forme as dificuldades apresentadas pelos jogadores.
Tem como objetivo propor ao jogador o reconhecimento de vários conteúdos relacionado com a química e sua utilidade no dia-a-dia.


sábado, 20 de abril de 2013

As aventuras de PI

                                                                             Bolsista: Mônika Cristina



Pi Patel é indiano, seu pai é dono de um zoológico localizado na Índia. Ao passar alguns anos, a família de Pi decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A família resolve mudar para o Canadá, levando os animais com a intenção de vendê-los para recomeçarem a vida. Porém, o navio cargueiro onde todos viajavam naufraga após uma terrível tempestade.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Relógio de poliuretano

                                                                                                             Bolsista:Eliana Carvalho


Oi leitores do blog, Quipibid, vocês sabiam que os relógios surgiram pela necessidade do homem em dividir o tempo para organizar suas tarefas? E hoje além de ser um item básico para medição do tempo ele passou a ser um acessório de moda. Eles são fabricados dos mais diversos materiais, entre eles, o poliuretano que é exemplo de material usado nas pulseiras.
        


quarta-feira, 10 de abril de 2013

RESÍDUOS ORGÂNICOS E COMPOSTAGEM


Bolsista: Andressa Guimarães

Ola galerinha do Quipibid!!! Eu sou a Andressa Guimarães bolsista do Pibid e vou falar sobre as reciclagens feitas com lixos.
O lixo doméstico pode ser manejado pelo princípio dos 3 R’s, ou seja: reduzir, reutilizar e reciclar. Sendo:
·         Reduzir o desperdício.
·         Reutilizar, sempre que possível, antes de jogar fora.
·         Reciclar, ou melhor: separar para a reciclagem, pois o indivíduo não recicla (a não ser os artesãos de papel reciclado).


Nos últimos anos tem-se verificado um aumento acentuado na produção de resíduos sólidos, devido a uma vida muito consumista. A maior parte desses resíduos é formada pela matéria orgânica. Como conseqüência desse fenômeno, o tratamento e destino final dos resíduos sólidos tornaram-se um processo de grande importância nas políticas sociais e ambientais dos países mais desenvolvidos. Em praticamente todas as cidades do Brasil, as pessoas aprenderam a jogar fora os restos orgânicos de casa (restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, folhas, grama, palhas, papéis molhados ou engordurados), sem a menor preocupação.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

A Química Orgânica em Nossa Vida

                                                                                                                                                 Bosista: Walmira Gomes

Grande parte dos compostos químicos que hoje são estudados pela Química Orgânica sempre esteve presente na história da humanidade: a queima da madeira (combustão orgânica) já era feita pelo homem pré-histórico; antes de Cristo, a humanidade já produzia bebidas alcoólicas, vinagres, corantes, etc.; os alquimistas do século XIV conseguiram obter muitos extratos vegetais e apartir dessa época, as técnicas de retirar compostos já prontos de vegetais e animais, foram sendo aperfeiçoadas.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Fabricação do papel

                
                                                                  
                                                                                                                                Bolsista: Ana Lucia Miranda
Ola leitores do blog quipibid, vocês sabem como é fabricado o papel? Hoje vamos falar de sua fabricação.  Foram os chineses que fabricaram o papel por volta de 105 d.C,o processo foi aperfeiçoada no final do sec.XVI,e tornou-se público no sul da Europa,a primeira fabrica de papel americana foi construída em 1690.