sexta-feira, 13 de julho de 2012

Termografia




                                                                          Bolsista: Leidiane R.Rosa.

 Já sabemos que existem várias maneiras de se medir as mais variadas coisas, como a massa corporal, a caloria que ingerimos dos alimentos, e nos fornece energia para exercer as principais funções do corpo.
Uma das funções dessa energia é manter a temperatura do nosso corpo constante. Existem duas maneiras de medir a temperatura do corpo, uma muito conhecida que é através do termômetro, e outra é a termografia, uma tecnologia popular no meio industrial, e que esta se tornando uma ferramenta imprescindível dos profissionais da saúde, que permite identificar as alterações de temperatura nas pessoas, através de um medidor infravermelho.

A TRANSPARÊNCIA DO GELO


Bolsista: Gisléia Chaves
            Oi amigos do Quipibid! Com as informações presentes na matéria de hoje, vamos descobrir se todo gelo é transparente ou não.
 
            O gelo está constantemente fazendo parte do nosso cotidiano com vários tipos de utilidades, como por exemplo: na preparação de refrescos, na conservação de alimentos, entre outros. Mas, nem todas as pessoas tem essa curiosidade sobre sua transparência.
            Bom, então vamos começar a entendê-la.
            O gelo formado com água da torneira não fervida apresenta várias bolhas e uma aparência esbranquiçada. Estas bolhas contêm ar, que fica dissolvido na água. Quando a água é resfriada, este ar fica preso no gelo, separando-se, em bolhas pequenas. Como a água congela lentamente, de fora para dentro, o ar dissolvido permanece na parte líquida, se separando do gelo que vai se formando ao seu redor. Dessa maneira, quando toda a água se congela, o ar fica preso no centro do cilindro de gelo.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Tiaras!!!!!

Bolsista Eliana



      Olá seguidores Quipibid! Hoje estarei falando de uma matéria bem interessante sobre tiaras. Elas são um charme quando bem usadas. Um acessório que nem custa muito e faz um diferencial no visual.
      Elas são usadas em todas as estações e de forma mais animada, onde podemos escolher estampas, cores, modelos e materiais. Podem ser fabricadas dos mais diversos materiais entre: acrílico, pano, fita de cetim, elástico, renda, couro etc.
        Hoje estarei falando da Química das tiaras de acrílico.
     Acrílico também conhecido como polimetilmetacrilato (PMMA) ou plexiglas, é obtido a partir do metacrilato de metila. É um material termoplástico, transparente e incolor; considerado um dos polímeros (plástico mais moderno e com maior qualidade no mercado), por sua leveza e alta resistência. O nome químico desse polímero sintético é poli/metil-2- metilpropenoato). O seu monômero é o éster metil propenato de metila.

Estrutura esquelética de metacrilato de metila, o monômero que compõe o PMMA



Estrutura do polímero do PMMA



Reação de obtenção

         Que interessante amigos leitores da Química da beleza! A gente poder usar nossas belas tiaras de acrílico e saber que elas são fabricadas por polímeros mais modernos e de maior qualidade, além de nos deixar super charmosas.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acr%C3%ADlico_(pl%C3%A1stico)
http://www.acrilcoina.com/Acrilico/acrilico.htm
http://rtmoartes.blogspot.com.br/2012/02/colecao-2012-tiaras.html
http://modalaecia.blogspot.com.br/2011/06/tiaras-voltam-com-tudo.html
http://www.mundovestibular.com.br/articles/775/1/AS-REACOES-DE-POLIMERIZACAO---POLIMEROS-DE-ADICAO/Paacutegina1.html
Reis.M. Meio Ambiente Cidadania e Tecnológia.p.271, V.3. 1ªed.São Paulo.Editora FTD S.A.2010.



     


Processo industrial do Acetileno ou etino e seus derivados


Bolsista: Ana Lucia Miranda

    Olá leitores, hoje vamos falar do processo industrial do acetileno, que é um composto orgânico. Você sabe o que é?Não então vamos aprender juntos com essa matéria!




       O acetileno pode ser adquirido do gás natural, do craqueamento do petróleo ou a partir do carbeto de cálcio ou carbureto de cálcio, (CaC2).A formação do carbeto de cálcio é através da reação entre uma mistura de oxido de cálcio(CaO) e carvão coque(Cn),que é produzido em fornos elétricos entre 2000ºC e 2100ºC.


        O fato do carbureto de cálcio reagir violentamente com água ele deve ser armazenado em recipientes vedados para evitar o contato com umidade do ar atmosférico. A obtenção do acetileno e devido à adição de água ao carbureto de cálcio.



     Essa geração irá ocorrer em geradores, onde o carbeto de cálcio será tratado com excesso de água, onde as impurezas ficaram retidas na solução.


         A partir do acetileno pode ser produzidos uma serie de compostos de extensa aplicação industrial tais como: etanal que é a base para fabricar a borrachas sintéticas;a crolonitrila,importante na fabricação de materiais acrílicos; o acetato de vinila,empregado na produção do policetato de vinila ( cola branca),entre outros composto.
         90% de toda produção mundial de acetileno é utilizado nas indústrias químicas, os 10% tem utilidades em principal nos maçaricos oxiacetilênicos,eles queimam  a 3000ºC e cortam chapas de aço.
          A obtenção do acetato de vinila é através da reação entre o ácido acético e o acetileno, está reação é feita geralmente borbulhando-se acetileno gasoso sobre ácido acético na forma de cristais. A reação é exotérmica devido a esse fator deve manter a temperatura entre 75ºC e 80ºC.
        A catálise heterogênea é obtida pela mistura de grânulos de carvão aditivado, carregado de acetato de zinco, o produto obtido dessa reação é purificado por meio de vários tipos de destilações para separar as impurezas, gerando no final o acetato de vinila numa concentração próxima de 99%.
         O fato do acetato de vinila possui forte disposição a polimerização, é necessária que receba a adição de agentes que irão estabilizar antes da sua estocagem.



Fontes:

- REIS, M.; Química – Meio Ambiente – Cidadania – Tecnologia. v. 3, Editora FTD, 2011




segunda-feira, 9 de julho de 2012

Gálio (Ga)

                                                                                                   
                                                                                                                                                 Bolsista: Leonice Paraguai

Olha pessoal! Hoje vou levar algumas informações de mais um “Elemento Químico” é um metal com menor ponto de fusão de todos os já conhecidos é capaz de literalmente derreter nas mãos, sabe de qual elemento estou falando é do Gálio (Ga), mas não necessariamente com menor ponto de ebulição. O Gálio apresenta uma coloração prateada brilhante quando sólido grisáceo quando fundido e, tal como o gelo na água, diferença de densidades faz com que a amostra ao se solidificar flutue na fase líquida.  






Com já foi comentado, o Gálio é facilmente transformado em líquido, seu ponto de fusão é de cerca de 30ºC, porém apresenta pressão de vapor relativamente baixa. Como consequência, seu ponto de ebulição está 2145ºC após o de fusão  (aproximadamente 2175ºC). Sendo um dos maiores intervalos de fusão-ebulição identificados.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Processo industrial da amônia

Bolsista: Ana Lucia Miranda


    Olá leitores todos conhecem a amônia? Está substancia é bastante utilizada para descolorir pelos e outras finalidades, vamos juntos descobrir coisas interessantes sobre seu processo de produção.
      Na indústria química a amônia (NH3) é um dos principais compostos produzidos, nos Estados Unidos ela está entre as primeiras substancias químicas de maior produção industrial, o volume anual de amônia originado industrialmente pode atingir a 19 milhões de toneladas.   



      Durante a Primeira Guerra Mundial os ingleses bloquearam o acesso naval à Alemanha, impedindo que os mesmos de terem acesso as minas de salitre nitrato de sódio, NaNO3 localizadas  no Chile que  eram utilizadas como fonte de nitrato para fabricar fertilizantes e explosivos. O químico alemão Fritz Haber 1868-1934 em busca de uma solução para sanar seus problemas desenvolveu um processo de síntese, submetendo o gás nitrogênio, obtido do ar atmosférico, e o gás hidrogênio obtido da água, à temperatura e pressão elevadas produzindo amônia.


      A reação da amônia com oxigênio, catalisada pela platina, leva à produção de ácido nítrico (HNO3 aq), o ácido nítrico neutralizado com amônia produz nitrato de amônio, que supre perfeitamente o nitrato de sódio na produção de fertilizantes e explosivos. O responsável por levar esse processo à escala industrial foi Carl Bosch.
        A reação da amônia é reversível, sendo assim rapidamente ela atinge o equilíbrio.
        A reação Fe formação da amônia ocorre com contração de volume, ela é favorecida pelo aumento de pressão.
     A pressão age no sentido de fazer com que as moléculas dos reagentes fiquem mais próximas umas das outras, limitando o campo de seu movimento e favorecendo a formação de NH3(g), industrialmente as pressões que são utilizadas variam entre 200 atm e 1000 atm.
     Na natureza a amônia ocorre em pequenas quantidades, quase que totalmente como produto de decomposição de materiais orgânicos que contenham nitrogênio, como por exemplo, as proteínas.
Boa leitura e até a próxima semana com novas matérias!


Fontes:

REIS, M.; Química – Meio Ambiente – Cidadania – Tecnologia. v. 2, Editora FTD, 2011.




quarta-feira, 4 de julho de 2012

SHERLOCK HOLMES 2 - "O JOGO DAS SOMBRAS"



 
                     
                                                                              Bolsista: Mônika Cristina
            Este mais vez nos impressiona com sua capacidade de desvendar crimes usando sua inteligência e a grande ajuda de seu amigo medico Watson, porém, Holmes terá que encarar um inimigo a sua altura, um novo e fantástico gênio na arte do crime o Professor Moriarty, que também usa de sua renomada inteligência para praticar crimes, não deixa pista, nem levanta suspeita. Eis um grande desafio ao nosso detetive pois agora ele e seu inimigo podem brigar de igual para igual, e Holmes não possui provas contra Moriarty, seus cálculos e deduções terão que ser precisas  e sem erro.
            Bom, neste filme mais uma vez é possível ver a presença da química em vários momentos, hoje iremos aprofundar em apenas um, na parte em que Holmes faz o uso de formaldeído que segundo ele seria pra ter mais resistência física para encarar seu inimigo.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

“QUASE METADE DOS BRASILEIROS NÃO FAZ USO CONSCIENTE DA ÁGUA”

Bolsista: Alessandro R. Barbosa

     Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre um estudo que diz que 48% da população do Brasil, não controla o uso de água.



NOTÍCIA:
          Pesquisa encomendada ao Ibope pela organização não governamental WWF-Brasil revela que o brasileiro desperdiça água, mesmo sabendo como economizar o recurso natural.
            Os dados divulgados nesta terça-feira (26) informam que 48% da população admite gastar água em suas casas com pouco controle, 30% demoram mais de dez minutos no banho e 29% dos domicílios no Nordeste sofrem com a constante falta do insumo.
            Apesar de a indústria ser frequentemente apontada como a vilã do desperdício, a produção agrícola é listada como responsável por 70% do gasto de água no país e pelo maior desperdício desse recurso.
            O levantamento faz parte do "Programa Água para a Vida", parceria entre a WWF e o banco inglês HSBC, e mostra que houve melhora da consciência nacional em relação à importância dos recursos hídricos, em relação aos últimos cinco anos, quando foi feito o primeiro estudo.
           A pesquisa foi feita com 2.002 pessoas no fim de 2011 em 26 estados e apontou que, apesar de a indústria ser vista como a maior poluidora por 77% da população, a poluição das águas por uso doméstico muitas vezes supera a poluição industrial nas grandes cidades.
           O consumo médio diário de água por habitante no Brasil é de 185 litros, considerado normal e muito próximo do índice da Comunidade Europeia, que consome cerca de 200 litros diários por pessoa.
          O gasto médio, porém, passa longe do consumo diário registrado em regiões secas como o semiárido brasileiro - abaixo de 100 litros diários -, e de partes da África subsaariana, abaixo de 50 litros.
            A pesquisa mostrou ainda que apenas 1% dos entrevistados reconhece que o desmatamento é uma das causas do agravamento do problema de água no Brasil.
            "O tema água doce, seus problemas e oportunidades, ainda precisa ser melhor compreendido pelo cidadão brasileiro. A urbanização crescente do país nas últimas décadas levou mais de 80% da população a morar nos grandes centros. O descompasso entre o reconhecimento do problema e a tomada de atitudes precisa ser compreendido. A visão sobre a água é limitada, assim como a percepção dos seus problemas", avalia Maria Cecília Wey de Brito, presidente do conselho diretor do WWF-Brasil, ao analisar a pesquisa.
            A Agência Nacional de Águas (ANA) é desconhecida de 87% das pessoas ouvidas na pesquisa.
            Bem, caros amigos e seguidores do QUIPIBID hoje trago para vocês alguns aspectos químicos da água. Espero que gostem e bons estudos.